Há 6 meses, Gilson de Souza anunciou faculdade gratuita, mas não cumpriu

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de dezembro de 2018 às 12:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidade de ensino teria quatro cursos e foi prometida pelo prefeito antes das eleições para deputado

Há seis meses, em junho, o prefeito Gilson de Souza (DEM) foi a São Paulo protocolar pedido de autorização, no Conselho Estadual de Educação, para cr​iar uma faculdade pública municipal, totalmente gratuita, em Franca. Até agora, tudo não passou de promessa – mais uma não cumprida.

Estava acompanhado dos secretários de Educação, Edgar Ajax, e Adriel Cunha, de Assuntos Estratégicos. Afirmou que seriam oferecidos quatro cursos: pedagogia, educação física, administração e contabilidade. Tudo de graça.

Na ocasião, Gilson disse que havia conseguido autorização para que a Prefeitura iniciasse os trâmites para dar início à faculdade, cujas aulas seriam iniciadas em 2020, quando Gilson poderá tentar a reeleição ao cargo de prefeito.

O prefeito disse que seria ofertado ensino universitário “de excelência”, como definiu o governo, e gratuito à população. Ocorre que, para obter credibilidade e provar que não passa de mais uma bravata, seriam necessários mais detalhes.

A impressão que se passa é que o curso será presencial, onde os custos são muito superiores que as formações a distância. Seria necessário que o governo explicasse quanto vai custar, com que recursos viabilizará a oferta dos cursos, quem serão os professores, se haverá dinheiro nos cofres públicos para contratá-los e pagá-los, como o trâmite burocrático será cumprido para que os cursos já possam ser oferecidos em pouco mais de um ano, e por aí seguem-se outras dúvidas.

Promessas

Tanto questionamento se justifica, assim como o termo “bravata”, utilizado acima. As promessas do prefeito Gilson de Souza ainda não cumpridas, feitas durante a campanha, não são poucas. E a credibilidade de tudo que ele propões resvala no não cumprimento das mesmas, aliado ao fato de Gilson nem tocar mais no assunto.

Só para ficar em alguns exemplos de promessas não cumpridas, há o hospital de clínicas, o hospital veterinário, cesta básica de materiais para construção, entre dezenas de outros compromissos ainda não cumpridos na atual administração.


+ Educação