​Guaíra tem medidas contra coronavírus; lojas podem trabalhar de porta fechada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de março de 2020 às 14:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Prefeitura entende que a melhor forma é permanecer o isolamento social até terça-feira, dia 7 de abril

Em videoconferência com o vice-Governador do Estado, Rodrigo Garcia, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, e os prefeitos das regiões de Barretos e São José do Rio Preto, ficou definido que as cidades seguirão a determinação do Estado.

Pela decisão estadual, a quarenta prossegue até o dia 7 de abril, data que o comércio deve ser liberado para abertura.

De acordo com o Estado, o método de distanciamento social tem surtido resultados positivos. 

Segundo o vice-Governador Rodrigo Garcia, o contágio tem diminuído percentualmente. Antes, uma pessoa transmitia para 6 outras pessoas, hoje, com o isolamento, cada pessoa tem transmitido para duas outras pessoas.

Comércio em Guaíra

Na sexta-feira, dia 27, o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis esteve reunido com a diretoria da Acig – Associação Comercial e Industrial de Guaíra – quando os comerciantes pediram ao prefeito que ele flexibilizasse as regras da quarentena, em decorrência da pandemia, com a liberação da abertura das lojas.

O prefeito informou aos comerciantes que o decreto da Prefeitura foi feito seguindo determinação de decreto estadual, o qual deixa claro que “fica suspenso o atendimento presencial dos comércios e prestadores de serviços, não essenciais”. 

Ainda ressaltou que o decreto do município estabelece que estes comerciantes podem trabalhar com pedidos via telefone ou internet, fazendo entrega ou no sistema drive-thru, em que o consumidor pode retirar o produto na porta do comércio sem adentrar ao estabelecimento.

Isso evita aglomerações, ou seja, como disse o vice-governador, Rodrigo Garcia, o comércio aberto, porém de portas fechadas.

“Entendo a situação difícil, de perda de renda e fechamento de postos de trabalho. É uma situação complicada que afeta toda a população. No entanto, a Prefeitura não tem poder de revogar um ato do governo de Estado e autorizar a abertura do comércio”, explicou José Eduardo.

Por ora, sem atos oficiais do governador e presidente, a Prefeitura entende que a melhor forma de manter a situação favorável que Guaíra vive, sem nenhum caso confirmado, é permanecer o estado de isolamento social até a próxima terça-feira, dia 7 de abril. 

No entanto, acredita que nesta data será sensato voltar às atividades comerciais, mas com protocolos de higienização e seguranças preconizados pelas autoridades sanitárias.

Por outro lado o prefeito informou que a Prefeitura vem tomando todas as medidas para evitar a proliferação, resguardando seus servidores com mais de 60 anos e pertencentes aos grupos de risco.

Além disso, está promovendo a limpeza com produtos desinfetantes nos entornos das unidades de saúde, locais de grande circulação de público, como rodoviária, Pronto Socorro, Cemitério e Santa Casa.

“Estamos sensíveis à crise econômica, que está tirando renda das pessoas, mas precisamos obedecer às orientações dos especialistas em infectologia para evitar prejuízos à saúde pública, porque, acima de tudo, está a vida das pessoas” finalizou José Eduardo.


+ Economia