​Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Franca – lança cartilha contra o racismo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de maio de 2019 às 23:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comitê Igualdade Racial promove o primeiro Aceleradora de Carreiras para Mulheres Negras de Franca

O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Franca, por meio de seu Comitê de Igualdade Racial, vai lançar, no próximo dia 23 de maio, a cartilha “Tocando no Assunto”. 

Trata-se de uma cartilha de conscientização com textos informativos que apresentam reflexões a respeito de comportamentos do cotidiano que são sintomas do racismo estrutural – e institucional. 

O material aborda o tema conscientização racial por meio de uma linguagem simples, informativa e esclarecedora abordando aspectos como ética, justiça, respeito e solidariedade em relação aos povos africanos. 

A cartilha trata dos números da desigualdade e seus impactos negativos ao desenvolvimento do Brasil, ensina como denunciar uma prática racista e traz, também, um passo a passo de como é possível mudar essa situação. 

O lançamento, que será às 19h30, no Anfiteatro da Unifran, será marcado por um bate-papo conduzido por Josiane Barbosa Oliveira, psicóloga e vice-líder do Comitê, e pelo promotor de Justiça José Lourenço Alves.

A ideia de lançar a cartilha surgiu no final de 2018, quando o Comitê de São Paulo lançou a campanha “Tocando no Assunto”, com o objetivo de promover um diálogo de construção sobre o racismo. 

A cartilha dialoga tanto com o público corporativo quanto com o educacional e incentiva a reflexão a respeito desse tema. 

A princípio, a tiragem será de 1500 exemplares que serão distribuídos para diretores e coordenadores escolares e, também, usados na Escola “Maria Cintra”, onde o Mulheres do Brasil fará um trabalho específico no segundo semestre. 

Quem tiver interesse na cartilha, para trabalhar com grupos de estudo, pode pedir pelo e-mail [email protected], que serão disponibilizados alguns exemplares. 

ACELERADORA

Outra ação afirmativa realizada pelo Comitê de Igualdade Racial é o programa Aceleradora de Carreiras, que está em sua terceira edição e será realizado pela primeira vez em Franca, com início no próximo dia 24 de maio, às 19h, no Luiza Labs. 

O encontro é fechado e atenderá 30 mulheres que se autodeclaram pardas ou negras e que se inscreveram previamente no processo de seleção encerrado na última semana.

O encontro continua nos dias 25 e 26, sábado e domingo, das 8 às 17 horas, no IPE – Instituto de Psicologia e Educação. 

Grandes profissionais do Comitê de Igualdade Racial de São Paulo trarão conhecimentos sobre desenvolvimento de competências de liderança, planejamento de carreira e farão sessões de mentoria com as mulheres participantes.

A CAUSA DA IGUALDADE RACIAL 

O Grupo Mulheres do Brasil é composto por mulheres de vários segmentos de todo o Brasil, que se reúnem mensalmente para discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Uma das causas do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo de Franca, iniciado em 2016, é a promoção da igualdade racial e através do Comitê de Igualdade Racial desenvolve ações afirmativas e projetos ligados à educação, voltados para a desigualdade racial e o abismo social existente, abrindo caminho, de certa forma, para que mulheres negras se sintam representadas em diversos setores. 

Nessa direção, além da Cartilha e do Aceleradora, o comitê realizou um Fórum sobre a inclusão da mulher negra no mercado de trabalho, que recebeu mulheres negras que ocupam lugar de destaque em grandes empresas dos grandes centros brasileiros e lotou o auditório do Senac em março de 2017.

Em 2018, após um mapeamento para conhecer a realidade da aplicação da Lei nº 10.639/2003 na cidade de Franca, promoveu um curso para 80 professores, coordenadores e diretores da rede estadual, além de pessoas da comunidade, desenvolvido pela parceria tríplice Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Franca, com a Diretoria Regional de Ensino de Franca e a Universidade Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho‘ Unesp/ Franca, com apoio do Comdecon – Conselho Municipal da Comunidade Negra de Franca.

MAIS INFORMAÇÕES

Líderes do Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo de Franca: Carmelita Victor Spreen (98222-3737) e Josiane Barbosa de Oliveira (98174-9770). 

Facebook: www.facebook .com/grupomulheresdobrasilfranca

Instagram: https://www.ins tagram.com/grupomulheresdobrasilfranca


+ Comportamento