Grupo desenvolve cápsula de liberação simultânea de remédios diferentes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de novembro de 2019 às 15:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sistema estudado pela Unifran e UEMG pode amenizar efeitos colaterais de pacientes com câncer

Pesquisadores da Universidade de Franca (Unifran) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolveram uma cápsula capaz de liberar, de maneira controlada, dois medicamentos diferentes no corpo humano ao mesmo tempo.

O sistema, ainda em fase de testes, utiliza materiais orgânicos e inorgânicos para combinar o uso de um anticancerígeno com um anti-inflamatório.

O método tem o potencial de reduzir efeitos colaterais de quem está em tratamento, explica o professor Eduardo Ferreira Molina, um dos orientadores do estudo, publicado na revista Applied Bio Materials, da Sociedade Americana de Química.

Liberação controlada de remédios

A combinação de materiais orgânicos e inorgânicos na produção de cápsulas não é uma novidade e tem aplicação inclusive fora da indústria farmacêutica, segundo o pesquisador.

Mas pela primeira vez foi possível fazer com que componentes químicos com características e interações completamente distintas com a água do corpo foram inseridas na mesma formulação sem que perdessem suas propriedades de ação no organismo.

Com envolvimento de seis pesquisadores, o trabalho foi desenvolvido desde 2015 por meio de um projeto de mestrado em ciências com bolsa da Fapesp e auxílio de diferentes colaboradores da Unifran e da UEMG.

Para chegar às drágeas, o grupo dissolveu um anti-inflamatório – naproxeno – e um anticancerígeno – o 5-fluorouracil – em um polímero, o siloxano-poliéter, e posteriormente submeteu essa mistura a um processo químico que transforma o líquido em um material gelatinoso e transparente, similar ao de uma cápsula convencional.

A diferença é que essas apenas funcionam como proteções para a liberação de apenas uma substância por vez, e sem esse controle, dentro do organismo.

Os primeiros testes em laboratório evidenciaram que, quando em contato com um líquido de temperatura e acidez similares ao do intestino humano, a cápsula não só absorveu grandes volumes de água sem se dissolver como ativou os medicamentos em quantidades iguais e de forma prolongada, um efeito considerado inédito.

A expectativa é de que o mesmo sistema, um dia, seja utilizado para outros tipos de medicamentos.

A nova cápsula ainda precisa ser testada em ratos e seres humanos antes de chegar ao mercado, o que pode levar anos e depende de investimentos em pesquisa.

Além da drágea, os pesquisadores imaginam a utilização do mesmo material para o desenvolvimento de adesivos aplicáveis, por exemplo, a doenças de pele.


+ Ciência