Grande poder: Repleta de nutrientes, laranja melhora o sistema imunológico

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 23:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo pesquisas, ela diminui em até 8% os dias em que perduram os sintomas das gripes e resfriados

Presente nos mercados e feiras em todas as épocas do ano, a laranja ganha ainda mais destaque à mesa. Isso graças à sua reserva de vitamina C que melhora o sistema imunológico e, segundo pesquisas, diminui em até 8% os dias em que perduram os sintomas das gripes e resfriados.

A laranja é rica em fibras e uma forte aliada de quem quer emagrecer. Rica em vitamina C, a fruta é a queridinha da dieta de muitas pessoas por ser extremamente versátil e saborosa, além de representar perfeitamente o frescor e o ar tropical do Brasil. Como já diriam muitas mães e avós, ingerir o bagaço da laranja faz muito bem para a saúde, pois é onde encontramos uma enorme concentração de fibras. “O bagaço é superimportante, pois contém pectina, uma fibra solúvel que, ao chegar ao intestino, se transforma em uma espécie de gel que auxilia no tratamento da obesidade”, explica Vivianne Magalhães Gomes, nutricionista clínica.

Mas se você acha que os benefícios param aí, está enganado. Uma das variedades da fruta é a pouco conhecida laranja-amarga, constantemente atrelada às dietas de emagrecimento. Também conhecida como Citrus Aurantium, a fruta tem uma substância chamada sinefrina. Segundo Vivianne, a substância age no sistema nervoso central e faz aumentar a taxa metabólica basal, ou seja, aumenta o gasto de calorias em repouso do corpo. “Com isso, o metabolismo trabalha de forma mais ativa e aumenta a quebra de gordura”, destaca a nutricionista.

Além destes benefícios, a laranja possui propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue. Para completar, a laranja ajuda a controlar a pressão sanguínea, combate o colesterol, melhora os problemas digestivos, estimula as funções intestinais, previne gripes e infecções, reforça as defesas do organismo, corrige a acidez excessiva do organismo, auxiliar na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de câncer e até mesmo Alzheimer, e estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias. “Na laranja encontra-se também a pectina, uma fibra gelatinosa, presente na parte branca da fruta – albedo -, que, segundo numerosos estudos, atua na redução do colesterol do tipo LDL, reconhecidamente nocivo, sem alterar o nível do HDL, o bom colesterol”, observa a nutricionista, que completa: “sem contar com a ação benéfica para diabéticos, pois é responsável pela formação de uma barreira nas paredes do intestino, impedindo a passagem do excesso de glicose, auxiliando a eliminação de resíduos de substâncias altamente tóxicas e também se constituindo em uma proteção eficaz contra os efeitos tóxicos de certos produtos dietéticos”.

Suco de laranja

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular e vitamina C que facilita a absorção do ferro – de alimentos como feijão. O consumo da vitamina C também faz bem à pele. Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrífuga – que aproveita o suco da laranja inteira. “Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não será aproveitada”, alerta a nutricionista, que faz um alerta: para um copo de suco, são usadas quatro laranjas, em média – 62 cal. cada uma -, o que turbina bastante o valor calórico. “Então, o melhor é consumi-la in natura e com a parte branca – bagaço -, para aproveitar as fibras, que garantem saciedade”, explica.