Governo do Estado abre 152 vagas para alistamento civil na região de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de julho de 2018 às 13:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto pretende engajar jovens em atividades de interesse social, como ações comunitárias

O governador Márcio França lançou na quinta-feira, 05 de julho, a iniciativa Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual (JEPOE). Trata-se do alistamento civil voluntário do Governo do Estado de São Paulo, que pretende engajar entre 16 e 18 anos, em atividades de interesse social, como ações comunitárias e de orientação ao cidadão.

Os participantes serão selecionados em bairros socialmente vulneráveis e receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00 mensais, mediante a comprovação de frequência no Ensino Médio. Os selecionados também frequentarão cursos de Qualificação Profissional e Formação Cidadã, com noções de Direito e Cidadania, Ética e Empreendedorismo.

A previsão é que os cursos comecem em agosto. Serão oferecidas 4.337 vagas inicialmente em 16 municípios, um em cada região administrativa do Estado. Em Franca, Batatais foi o município contemplado com 152 vagas. As cidades escolhidas passaram por critério de seleção que levou em conta indicadores sociais, como orçamento municipal per capita, vulnerabilidade e altos índices de criminalidade entre os jovens.

O JEPOE foi inspirado no Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal (JEPOM), desenvolvido em São Vicente de 2001 a 2012. Criado pelo então prefeito da cidade, Márcio França, a iniciativa reduziu em 56% os índices de violência no município do litoral paulista, após a oferta de capacitação profissional à população jovem e mais vulnerável socialmente.


+ Cotidiano