Geduc lança material para ajudar gestores da educação infantil na quarentena

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de julho de 2020 às 12:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa levou em conta necessidades da região de Ribeirão Preto após pesquisas realizadas nos municípios

Na última quarta-feira (22/7), o núcleo de Ribeirão Preto do Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc) apresentou a 22 gestores dos municípios que compõem sua base territorial de atuação, material de consulta para auxiliar na condução dos trabalhos na educação infantil durante a pandemia de covid-19. 

A publicação é resultado de trabalho realizado pelo Geduc em parceria com o Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (Nat) do MPSP – Ministério Público do Estado de São Paulo – e o Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas da USP.

A elaboração do material ocorreu após avaliação da qualidade da educação infantil ofertada nos municípios que integram a base territorial de atuação. 

Por meio de diversas pesquisas realizadas, foram apontadas inúmeras dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais, sendo que a prioridade foi dada à necessidade de se construir referências na educação infantil, etapa mais sensível ao planejamento e execução das políticas públicas.

O trabalho se apresenta de forma extremamente didática, com introdução sobre educação infantil e pandemia, abordando a relação com as crianças, famílias e docentes. 

O material traz atividades como brincadeiras, produção de brinquedos, contação de histórias, teatro e música. 

Além disso, direciona para sites devidamente analisados que possuem atividades diversas, lista documentos e diretrizes internacionais e nacionais, indica lives sobre o retorno às atividades e estimula reflexões acerca das desigualdades na educação infantil.


+ Educação