Gatos podem pegar e espalhar coronavírus entre eles, diz estudo

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 10 de agosto de 2020 às 15:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo sugere que os felinos podem ser capazes de lidar com o vírus melhor do que as pessoas

Um novo estudo é o mais recente a trazer algumas notícias conflitantes quando se trata de covid-19 e gatos. A pesquisa encontrou evidências de que gatos infectados com o o coronavírus que causa o covid-19 podem facilmente transmiti-lo a outros gatos dentro de dois dias após a exposição. 

No entanto, nenhum desses gatos documentados no estudo ficou doente depois de infectado, sugerindo, mas ainda não confirmando, que os felinos podem ser capazes de lidar com o vírus melhor do que as pessoas.

Pesquisadores veterinários expuseram seis gatos saudáveis com menos de seis meses de idade ao novo coronavírus, Sars-CoV-2, através do nariz e da boca. 

Então, um dia depois, eles apresentaram dois outros gatos ao grupo e os deixaram socializar; outro par de gatos serviu de controle. Os gatos foram vigiados por até 21 dias, com alguns sacrificados e alvos de autópsia em vários dias para estudar os efeitos da infecção no corpo mais de perto.

Todo o primeiro grupo de gatos foi infectado e testou positivo para o vírus dentro de 1 a 10 dias após a exposição. Os dois gatos adicionados posteriormente ao grupo também foram infectados dois dias depois de se misturarem com eles. 

Nestes gatos infectados, traços de RNA viral foram encontrados no nariz, garganta, pulmões e reto dentro de quatro dias após a infecção, com níveis relativamente altos no nariz e na garganta.

As descobertas foram divulgadas esta semana no site de pré-impressão biorxiv, o que significa que ainda não foram formalmente publicadas e revisadas por outros cientistas, embora os autores tenham submetido seus trabalhos a uma publicação científica.

Combinados com outras pesquisas semelhantes publicadas, os autores escreveram, os resultados “mostram que os felinos são suscetíveis à infecção por Sars-CoV-2 e podem ser reservatórios de vírus em potencial”.

O estudo também descobriu que os gatos não desenvolveram nenhum sintoma clínico durante a infecção e apenas apresentaram sinais corporais menores. Quando havia, rolava inflamação ao longo das vias aéreas e pulmões. 

Todos os gatos também desenvolveram anticorpos específicos para o vírus uma semana após a exposição, indicando que eles poderiam ter proteção contra reinfecção.

Tanto a American Veterinary Medical Association e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) agora aconselham que as pessoas com teste positivo para o vírus evitem contato próximo com seus animais de estimação, bem como outros membros da família humanos enquanto estiverem doentes, e usem máscaras ao redor deles quando isso não for possível


+ Saúde