Gabaritos trocados: Enem admite erros na nota da 2ª prova e diz que vai corrigir

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2020 às 12:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A equipe do Inep virou a noite porque encontrou algumas inconsistências na correção da segunda prova do Enem

​Um dia depois de dizer que o Enem 2019 foi o melhor de todos os tempos, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu erros na correção das provas. 

Ele revelou neste sábado (18) que alguns estudantes tiveram o gabarito trocado e, por isso, receberam uma nota errada nessa sexta-feira (17). Mas prometeu que até segunda-feira (20) tudo estará resolvido.

“A equipe do Inep virou a noite porque encontramos algumas inconsistências na contabilização e na correção da segunda prova do Enem do ano passado. 

“Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes”, informou o ministro em um vídeo que gravou junto com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e publicou nas suas redes sociais.

O ministro garantiu, então, que o erro já está sendo corrigido pelo Inep e prometeu que até segunda-feira estará tudo acertado. “Ninguém será prejudicado”, assegurou.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, acrescentou que, por conta disso, também está sendo realizada uma nova “busca ampliada para identificar eventuais outras inconsistências”. 

Mas afirmou que, mesmo assim, quem tiver dúvidas sobre a sua nota do Enem pode procurar o Inep para ter o gabarito corrigido novamente, de forma manual.


+ Educação