Fuvest: candidatos devem verificar local de prova neste domingo e segunda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de janeiro de 2020 às 16:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste domingo, todos candidatos devem responder a dez questões de Língua Portuguesa e elaborar uma redação

Neste domingo (05) e nesta segunda-feira, 06 de janeiro, estudantes de todo o país irão prestar a segunda fase da Fuvest 2020, que possibilita o ingresso na Universidade de São Paulo (USP).

No primeiro dia, todos candidatos devem responder a dez questões de Língua Portuguesa e elaborar uma redação. No segundo, serão doze questões de disciplinas que variam conforme a carreira escolhida pelo candidato.

Os candidatos que farão o vestibular da Fuvest neste domingo (dia 5) devem ficar atentos ao local e horário da prova.

Neste domingo, são cerca de 35 mil candidatos a uma vaga na Universidade de São Paulo que farão proa de português e redação.

No dois dias, os portões dos locais onde serão aplicados as provas abrem às 12h30 e fecham às 13h.

A prova tem duração de 4h e não haverá tempo adicional para transcrição das respostas.

Para consultar o nome dos convocados para segunda fase e locais das provas, acesse o site da Fuvest.

Diversos especialistas levantam quais assuntos podem aparecer na segunda fase do vestibular. 

PRIMEIRO DIA

Português

Em relação a Português, a primeira coisa que vale ressaltar é que 40% das questões da segunda fase são dedicadas às obras de leitura obrigatória e não é porque uma delas caiu na primeira fase que deixará, necessariamente, de estar na segunda.

Sobre interpretação de texto e gramática, algo recorrente na segunda fase são as questões sobre gêneros textuais que mesclam linguagem visual com linguagem verbal, como cartuns (tiras, charges), memes e anúncios publicitários.

Mais uma possibilidade: paráfrases das ideias do texto. Paráfrase é uma releitura que simplesmente reafirma o que já foi dito. São questões que o vestibular faz para aferir a capacidade do candidato de encontrar informações e replicá-las de outra forma, reafirmá-la de outro modo. E a Fuvest tem, na segunda fase, muitas questões desse estilo. 

SEGUNDO DIA:

Biologia

Quando se trata de Biologia, os especialistas apontam que não é comum que assuntos já cobrados na primeira fase apareçam novamente na segunda. 

Mas cuidado: genética, em especial, já foi tema de questões nas duas fases na mesma edição, portanto, é um tópico interessante para ser revisado.

Entre os assuntos que não foram abordados na prova objetiva e que podem cair na segunda fase estão assuntos clássicos e mais complexos, como a fisiologia vegetal (fotossíntese, condução de seiva, transpiração) e as grandes epidemias da atualidade, por exemplo, o sarampo. 

Fisiologia humana (sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório) é um tema que raramente passa em branco e não foi cobrado na primeira fase. 

Evolução e aquisições evolutivas nos grandes grupos animais e vegetais também não apareceu na primeira fase e é um tema que a Fuvest cobra bastante, então vale a pena conferir esses assuntos.

Física

Um tema muito recorrente, de grande incidência na segunda fase é Energia. O tema transita por várias áreas da Física, como a Mecânica, a Termologia e a Eletricidade. Repetir um assunto da primeira fase na segunda é algo que pode efetivamente acontecer na disciplina. 

Há alguns anos, a Fuvest cobrou um circuito elétrico com resistores em série na primeira fase e um circuito elétrico com resistores em série na segunda fase. O que muda é o nível de desenvolvimento. 

Na primeira prova, espera-se que o candidato resolva a questão em três minutos, em média. Já na segunda fase, o estudante tem de 10 a 12 minutos para cada uma, então a banca cobra algo mais elaborado.

Química

Tem alguns assuntos que costumam ser muito cobrados pela Fuvest na primeira fase e que, dessa vez, não foram. Em ordem de importância: eletroquímica, reações inorgânicas, gases e cálculo estequiométrico. Todos podem cair na segunda fase.

Também pode haver uma repetição de conteúdos, principalmente naquilo que se refere a equilíbrios químicos, cálculo de pH, dissolução de soluções e reação orgânica.

Matemática

Alguns conteúdos que não foram cobrados na primeira fase têm grandes chances de aparecer na segunda, como Exponenciais/Logaritmos e Trigonometria.

Sobre os temas que foram cobrados, mas devem aparecer novamente, se destacam Geometria (plana e/ou espacial), Probabilidades e Funções.

Destaque para questões que envolvem Análise Combinatória e que deve estar na segunda fase. 

Nesse sentido, é importante que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificar quando se deve utilizar uma contagem simples, uma permutação, um arranjo ou uma combinação. 

Além disso, dominar traquejos algébricos pode ser um diferencial para fazer o estudante ganhar tempo nas resoluções.

História

Em 2018, História do Brasil não foi um assunto tão trabalhado na primeira fase e isso foi compensado na segunda. Como na Fuvest 2020 a prova não seguiu a tendência de um número significativo de questões de História Contemporânea, é possível que o tema seja abordado na prova do dia 6.

Apostando que a segunda fase terá questões de História Contemporânea, temas do século XX devem aparecer, como as Guerras Mundiais, as crises do Entreguerras, Descolonização de África e Ásia e as complexas relações internacionais envolvendo EUA e China. 

Também não foi cobrado nada sobre Antiguidade Clássica, ou seja, isso pode aparecer na segunda fase.

Geografia

A segunda fase cobra uma abordagem mais aprofundada do que a primeira, portanto, pode cobrar os mesmo assuntos, mas de uma forma mais contextualizada e complexa. 

A primeira fase faz uma grande seleção, a segunda fase seleciona de forma muito mais criteriosa. A prova exige minúcias do candidato.

Os temas encarados na primeira etapa podem aparecer novamente na prova, mas destaca dois assuntos que sentiu falta na prova objetiva: economia mundial e brasileira. 

Atualidades

Apesar de não ser uma matéria específica, questões de Atualidades costumam ser cobradas na prova, principalmente atreladas a geografia. Veja alguns temas como manifestações em Hong Kong, a questão do Iêmen e crises na América Latina. 

Em relação a Hong Kong, destaque para a duração dos protestos e as possíveis comparações que podem ser feitas com o massacre na Praça da Paz Celestial. 

Seria interessante o aluno dar uma olhada também nas crises da Bolívia, do Chile e da Venezuela, pois são temas que estão um pouco fora da cobertura dos materiais e se caírem vão surpreender muitos candidatos. 

Já o Iêmen se destaca pelo fato da ONU ter declarado que essa seria a pior crise humanitária da história.“Apesar de não ser um tema recorrente, esse ano a questão foi considerada muito séria. 


+ Educação