Franca vence Pinheiros no Pedrocão e reassume a liderança isolada do NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de março de 2019 às 07:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe devolve resultado adverso do primeiro turno e pode garantir vantagem nos playoffs

O Sesi Franca está de volta à liderança do NBB. Neste sábado (02/03), o time do interior paulista venceu o confronto direto com o até então líder EC Pinheiros, por 93 a 78, e voltou a ocupar a primeira posição na tabela de classificação.

Com a vitória, os francanos ultrapassaram o Pinheiros e reassumiram o primeiro lugar, perdido após a derrota para o Flamengo (05/02). Agora com um total de 18 vitórias e três derrotas, a equipe da capital do basquete depende apenas de si para confirmar a liderança da fase de classificação.

A diferença de 15 pontos no placar deu ao Franca a vantagem com o Pinheiros em um possível empate. Como perdeu por 12 pontos no primeiro turno, o time francano leva a melhor no confronto direto e ficará na frente caso as equipes terminem com a mesma campanha. Os comandados de Helinho ainda farão mais cinco jogos na primeira fase.

David Jackson teve mais uma grande atuação e foi o cestinha do jogo, com 26 pontos (9/11 nos arremessos de quadra). Esta foi a sétima vez que o norte-americano pontuou na casa dos 20 pontos nesta temporada.

Vindo de 13 vitórias seguidas, o Pinheiros tem agora campanha de 18 vitórias e quatro derrotas e está na segunda posição. A equipe tem o mesmo número de derrotas do Flamengo, terceiro colocado, mas tem vantagem no confronto direto com os rubro-negros. O time da capital paulista ainda fará quatro jogos na fase de classificação.

Do lado pinheirense, os destaques foram Bennett e Renato Carbonari. O norte-americano teve expressivos 17 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e cinco bolas recuperadas (23 de eficiência), enquanto que o pivô foi o cestinha do time, com 19 pontos. Quem também apareceu bem foi Toledo, com 13 pontos e cinco rebotes.

“Nossa defesa veio com uma proposta e não conseguimos executar. Faltou um pouco da química que estávamos nos jogos anteriores, mas mérito do Franca também. Conquistamos 13 vitórias seguidas e não é porque perdemos hoje que vamos abaixar a cabeça. Mais do que ser líder queremos continuar evoluindo para chegar o melhor possível nos playoffs”, disse o camisa 13 do Pinheiros

O jogo

No primeiro quarto, Franca contou com grande desempenho da dupla David Jackson e Lucas Dias – 12 pontos cada – para se firmar na liderança. Do outro lado, o Pinheiros teve altos e baixos, mas após um início ruim melhorou após as entradas de Isaac e Renato e colou no placar (31 a 28).

No segundo período, os donos da casa aceleraram o ritmo e chegaram a abrir 12 pontos de frente. Alexey e André Goés marcaram seis pontos cada e foram fundamentais para a equipe vencer a parcial por 20 a 15 e chegar ao intervalo com oito pontos de vantagem (51 a 43).

Na reta final da partida, o garoto Didi torceu o tornozelo esquerdo e deixou a quadra carregado por seus companheiros. O jogador iniciou o tratamento ainda no banco de reservas e será avaliado para saber a gravidade da lesão.

Franca terá mais um jogo em casa, na próxima segunda-feira (04/03), diante do Corinthians. Já o Pinheiros volta à quadra apenas no dia 08/03 (sexta-feira) para um confronto com o quarto colocado Mogi, ao vivo nos canais Fox Sports.


+ Basquete