Franca tem o melhor saneamento básico do Brasil pelo 5º ano consecutivo

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de abril de 2018 às 09:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade é a que mais recebe investimento entre os 20 melhores colocados do ranking nacional

O novo ranking do saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil destaca Franca como o melhor município brasileiro em saneamento básico pelo 6º ano, sendo pelo 5º ano consecutivo. A cidade conta com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto. Franca também é a que mais recebe investimento entre os 20 melhores colocados do ranking. O investimento médio anual por habitante em Franca é de R$ 189,14, cerca de 39% a mais que o segundo município que mais investe.

A Sabesp atua em Franca desde 1977. Quando assumiu os serviços, o abastecimento não era regular e atingia apenas 70% dos imóveis; metade da população não tinha coleta de esgoto e não havia tratamento do esgoto coletado. Os investimentos universalizaram o saneamento básico em 1998. Franca hoje conta com cerca de 345 mil habitantes – foi uma das primeiras cidades desse porte no Brasil a atingir excelência de atendimento em saneamento básico, tornando-se referência em tecnologia e qualidade nos serviços prestados.

Além de ser referência em saneamento, o município se destaca em tecnologia. A Sabesp começou a usar neste mês o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa em Franca. O projeto é inédito na América Latina e usa a produção de biometano para uso veicular gerado a partir do tratamento de biogás resultante do tratamento de esgotos. O investimento total no projeto é de R$ 7,4 milhões e foi feito pela Sabesp em parceria com o Instituto Fraunhofer IGB, da Alemanha.

O diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios brasileiros – em população – tem como base o SNIS 2016 – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades.


+ Urbanismo