Franca tem mais dois novos casos de sarampo e número sobe para oito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de agosto de 2019 às 15:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No total, 25 pacientes estão sendo observados com suspeita da doença e procura pela vacina aumenta na cidade

A Secretaria de Saúde de Franca registrou mais dois novos casos de sarampo na última terça-feira, 20 de agosto. Com isso, o número de casos confirmados na cidade chega a oito pacientes no total e 25 pessoas ainda são investigadas com suspeita da doença.

Um dos pacientes é funcionário de uma empresa de eletrodomésticos que registra surto da doença.

O aumento dos casos tem provocado uma verdadeira corrida aos postos de saúde em busca de vacinação.

A auxiliar administrativa Elaine Braga esperou cerca de uma hora e meia para conseguir tomar a vacina. Ela reclama da demora, mas diz que preferiu ter paciência, com medo do surto. “Estão dando preferência para idosos, crianças de colo, mas parece que só tem uma pessoa atendendo, porque estão demorando para chamar as pessoas”, diz.

A fotógrafa Karen Puglistone afirmou que não teve outra opção a não ser esperar. Ela levou dois sobrinhos para se imunizarem – de um ano e de 20 – e aproveitou para se prevenir. “Como trabalho com criança, sou fotógrafa infantil, vim também tomar a vacina porque a transmissão é muito rápida, então vim para prevenção”, conta.

Quem deve se vacinar

Devem procurar a vacina quem ainda não tomou duas doses, na infância e na adolescência, ou quem não tem certeza e, portanto, precisa de uma dose extra.

Pessoas acima de 29 anos precisam de apenas uma dose. Caso não tenham se vacinado ou estejam em dúvida, também devem procurar os postos de saúde.


+ Saúde