Franca sedia 2º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato”

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de maio de 2019 às 18:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com entrada gratuita, evento será realizado neste sábado, 11 de maio, no Auditório do Allan Kardec

Patrono do Núcleo de Pesquisadores Espíritas de Franca, Agnelo Morato nasceu em 07 de maio (Foto: Reprodução)

Acontece neste sábado, 11 de maio, a partir das 14h, no Auditório José Russo, Piso Superior do Hospital Allan Kardec, em Franca, o 2º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato”.

O evento, que é uma singela homenagem a Agnelo Morato, que nasceu no dia 07 de maio e é patrono do Núcleo de Pesquisadores Espíritas, terá como tema central, “Cenário contemporâneo das pesquisas sobre reencarnação” e será desenvolvido no formato de um Grupo de Trabalho (GT), nos moldes de congresso científico, com apresentações sobre os seguintes assuntos: “Hernani Guimarães Andrade, pesquisador espírita”, Adolfo de Mendonça Junior; “As pesquisas de Ian Stevenson”, Lucileida Mara de Castro; “Os estudos de Hermínio C. Miranda”, Maria Carmen Martiniano; “Pesquisar cientificamente a reencarnação”, Mário Arias Martinez; “Simetrias Históricas: a metodologia de Hermínio Miranda”, Nadia Luz; “Evidencias científicas da Reencarnação”, Nanci Soares; “A reencarnação e sua relação com a TVP”, Rutinéia Cristina Martins Silva; “Os estudos de Antônia Mills”, Sônia Lúcia da Silva Rodrigues e “Reencarnação: crença ou objeto de estudo”, William Tristão.

O 2º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato” apresenta como proposta de desenvolvimento, aprofundamento e discussão o tema central “Cenário Contemporâneo das Pesquisas sobre Reencarnação”, sob o prisma científico.
Em regra formado por acadêmicos, a proposta do ano de 2019 apresenta como base os Novos Estudos sobre a Reencarnação, consistente em um compilado de artigos apresentados no 11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE).
Referidos artigos, conquanto sirvam de alicerces, constituem o meio para o alargamento da pesquisa científica com base no cenário contemporâneo da reencarnação, motivo pelo qual outras fontes compõem os trabalhos.
Nesse sentido, os estudos têm como início desde a discussão da reencarnação como crença, sob o olhar do senso comum, até pesquisas de autores renomados, a exemplo de Albert de Rochas, Ian Stevenson, Antonia Mills, Jim Tucker, Hernani Guimarães Andrade e Hermínio Miranda.

História do Patrono

Agnelo Sarto Morato nasceu em 7 de maio de 1910, na cidade mineira de Itajubá e desencarnou em Franca em 18 de abril de 1994, com quase 84 anos.

O seu pai era Domingos Sarto Morato e a mãe, Joséfina Troccoli Morato. Casou-se com Erlinda Calixto Morato, em 29/10/1938 e teve os seguintes filhos: Alcir O. Morato, (28/03/1940 – 19/12/2016), Carlos Ibaê Morato (16/01/1942), Agnelo Júnior (02/04/1949 – 23/07/1972) e Erlindo César Morato (19/10/1955).

Formou-se em Odontologia na Faculdade de São Sebastião do Paraíso. Residiu em Cássia, Sacramento, Cristais Paulista e Franca. Fundou o Centro Espírita da Cidade de Cristais Paulista, em 19 de janeiro de 1939.

Exerceu as funções paralelas de Subdelegado de Polícia, Presidente do Centro Odontológico de Franca e Inspetor do Serviço Dentário Escolar. Era um homem de vasta cultura e interesses diversos. Foi teatrólogo, poeta, radialista (PRB5 e Difusora), literato, músico e espírita. Como teatrólogo tinha um grupo em Cristais Paulista em 1930 – escrevendo as seguintes peças: Paz sem tranquilidade; Priminho do Coração; Sinal Verde Amarelo; Encontro com a Consciência; A vingança do judeu, A redenção do caipira.

Como literato e poeta pertenceu à Academia Ribeirão Pretana de Letras – É de sua autoria as obras: IBNE (em homenagem ao filho, desencarnado, Agnelinho; De Sacramento à Palmelo; Subsídios para a História do Espiritismo em Franca; Vergéis do Rio Grande.

Como músico escreveu a letra da música “Terra dos meus sonhos”, uma espécie de hino popular de Franca e foi um dos fundadores do Clube da Saudade de Franca. E como espírita foi um dos fundadores do Grêmio Espírita de Franca, provedor do Hospital Allan Kardec, redator do jornal A Nova Era, um dos fundadores da ABRAJEE (Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas), tutor da Juventude Cultural Espírita de Franca, hoje conhecida como MEF (Mocidade Espírita de Franca), além de ser orador, memorialista e useano, membro da USE/Franca (USE Intermunicipal de Franca), antiga UNIME e USE Regional de Franca, antigo CRE.

O 2º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato” tem entrada gratuita e terá início às 14h do próximo sábado, 11 de maio, à Rua José Marques Garcia, 675. Mais informações pelo telefone (16) 99165-5850 ou pelo e-mail: [[email protected]].


+ Religião