Franca: programa Zera Fila quer realizar 700 consultas ginecológicas até 12/10

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de outubro de 2019 às 21:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos dois primeiros dias, Zera Fila permitiu o atendimento 528 pacientes que estavam em fila de espera

Os atendimentos através do programa Zera Fila, instituído pela Prefeitura desde o último dia 04 de outubro, em parceria com a Fundação Casa de Misericórdia de Franca, entrou em sua segunda semana com a expectativa de atender nos próximos 5 dias cerca de 700 pacientes. 

Uma equipe de telefonistas trabalhou até o meio dia de sábado último, ligando para as pacientes que se encontravam na lista de espera, avisando-as da consulta e convidando-as a estarem presentes com dias, datas e horários marcados.

A expectativa é que ninguém deixe de comparecer, o que acaba comprometendo o programa e prejudicando em especial outras pacientes que necessitam do atendimento. Nos seus dois primeiros dias de funcionamento o Zera Fila permitiu o atendimento 528 pacientes que estavam em fila de espera com consultas ginecológicas. Mais foram ofertadas no período 648 consultas e houve a ausência de 120 pacientes.

Está sendo intensificado o trabalho de conscientização no instante em que é marcada a consulta, para que as pacientes não faltem e se houver algum imprevisto, que avisem pelo menos com um dia de antecedência para que outra pessoa seja chamada. Aquela pessoa que não aparece e não comunicada, prejudica outras que estão na espera.

Os horários das consultas variam de uma Unidade para outra, pois estão sendo estabelecidos de acordo com as escalas dos profissionais. O número de consultas por médico também pode variar de 15 a 30, dependendo da carga horária negociada com cada um e a frequência dos dias que estarão de plantão. 

Este é um esforço da administração municipal para acabar com a fila de espera nas várias especialidades, em especial a ginecologia. Junto com a realização dos exames, dependendo de cada caso são feitas as solicitações de exames e encaminhados para realização.


+ Saúde