​Franca participa de Congresso e Jogos dos Idosos em Praia Grande

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de março de 2018 às 15:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os JAIs serão disputados de 25 a 29 deste mês, devendo movimentar três mil atletas acima dos 60 anos

Com o encerramento domingo em Limeira, da última fase regional do JOri (Jogos Regionais de Idosos) e conhecidas as duas modalidades melhor classificadas de cada área), nesta terça-feira, em Praia Grande, litoral Sul, ocorre o Congresso Técnico do JAI (Jogos Abertos do Idoso). 

A professora Júlia Cortez Barion Ribeiro, do Departamento de Esportes, viaja na noite dessa segunda-feira para representar Franca no acontecimento em que serão conhecidos os grupos e também o local de alojamento da comitiva que deverá ser formada por 36 atletas.

Os JAIs serão disputados de 25 a 29 deste mês, com previsão de movimentar mais de três mil atletas acima dos 60 anos, de mais de 200 municípios, em 14 modalidades. 

Para realizar a disputa foram reservadas 152 caixas, cada uma com 48 copos plásticos de água, totalizando 7.296. 

Há ainda o auxílio da Sabesp (com bebedouro móvel) em locais específicos, como na pista municipal durante a competição de atletismo.

O evento consumirá também 50 sacos de cinco quilos de gelo (250 kg no total), três mil refeições para o jantar de recepção dos atletas e mais de sete mil refeições (café da manhã, almoço e jantar) durante os cinco dias de disputas. 

Serão utilizados mais de 300 itens diversos de limpeza, material de competição, divulgação e manutenção, e serviços variados. Há o uso de 1.087 mesas e 4.600 cadeiras de plástico.

Para a premiação utilizam-se 3.831 medalhas e 299 troféus. Estarão à disposição dos Jogos diretamente mais de 20 computadores e 17 impressoras. 

O evento envolve de forma direta mais de 300 funcionários públicos de Praia Grande e do Estado, pelo menos outros 100 de maneira indireta e aproximadamente 100 árbitros. 

Somando-se todos os atletas, serão milhares de uniformes usados e lavados diariamente. 

O evento, além da Prefeitura de Praia Grande como organizadora, tem a participações da secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). .

Esta é a terceira vez (2005, 2007 e 2018) que Praia Grande sedia a fase final dos Jogos dos Idosos (JAI).

Participação de Franca

Com 5 medalhas de ouro obtidas em Cravinhos, na fase regional, Franca deverá compor sua comitiva com 36 membros, viajando na noite de sábado próximo, dia 24.

As equipes seguem treinando e intensificam os preparativos durante essa semana, enquanto a professora Júlia, além da presença no Congresso Técnico nesta terça-feira, ficará em Praia Grande cuidando de outras medidas administrativa, relacionadas a entrega de documentos e relações nominais dos participantes.


+ Esportes