Franca é pioneira no país na conversão de biogás do esgoto em combustível

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de abril de 2018 às 02:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto da Sabesp evidencia cidade na imprensa nacional; produto vai abastecer 200 veículos

​O lançamento feito na última quinta-feira, pela Sabesp, coloca Franca como pioneira na conversão de biogás em combustível no país. A tecnologia criada em parceria com a Alemanha permite a utilização do biogás do esgoto no abastecimento de veículos.

O biometano pode ser utilizado em veículos que rodam com gás natural veicular (GNV) e vai movimentar 200 carros da companhia. Matéria-prima não faltará, uma vez que, em Franca, são gerados 50 milhões de litros de resíduos por dia. 

Os investimentos para a utilização desta tecnologia foram de R$ 7,4 milhões, que serão gradativamente recuperados com a economia de gastos com combustíveis como a gasolina e benefícios ao meio ambiente. “Há potencial para essa tecnologia ser expandida para todo o país”, disse o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que acompanhou o lançamento em Franca.

Bruto, o metano traz em sua composição substâncias prejudiciais ao funcionamento do carro, que são retiradas por etapas no processo de fabricação do biometano e o resultado é um combustível com 97% de pureza, o que está nos padrões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (ANP).

A ideia vem de muito tempo e, nos anos 80, a Sabesp já trabalhava na ideia, mas somente agora desenvolveu a tecnologia suficiente para colocá-lo em prática, em trabalho de parceria com o instituto alemão Fraunhofer IGB, que forneceu os equipamentos que armazenam, beneficiam e comprimem o biogás.


+ Cotidiano