Franca é escolhida para sediar capacitações presenciais na área literária

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2019 às 00:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb) abre inscrições no dia 19 deste mês

Franca mais uma vez foi escolhida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb), para sediar as capacitações presenciais este ano. O município de Franca foi selecionado e estará através de sua Biblioteca Municipal sediada no Champagnat, recebendo a capacitação”Fab lab: como fazer livros artesanais, laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade”.

    Essa capacitação, com participação gratuita ao público interessado, em entre os seus objetivos,  oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção; apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes; auxiliar no processo de produção do livro artesanal; contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais e promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

Conteúdo

   Os participantes terão acesso à fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
• Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
• Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

    A capacitação tem como público-alvo os escritores independentes, profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

   As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 deste mês, 30 dias antes da realização da oficina, pelo site do siseb (www.siseb.sp.org.br). Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Municipal, pelo telefone 3711-9209, com Clemência Canoas.


+ Cultura