Franca é a 2ª cidade entre 20 municípios estudados com a melhor qualidade de vida

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de outubro de 2018 às 15:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo da Macroplan traz ranking das melhores cidades em cada grupo de municípios com características comuns

Com indicadores positivos na área de saneamento  e sustentabilidade e o melhor resultado do IDEB E.F I de 2017, Franca obteve alta pontuação e a  segunda colocação entre as 20 cidades que compõe um dos oito clusters municipais indicados no estudo da consultoria Macroplan – Desafios da Gestão Municipal (http://desafiosdosmunicipios.com.br).

O estudo  avalia os serviços essenciais prestados à população  em quatro áreas – saúde, educação, segurança e saneamento& sustentabilidade – nas 100 maiores cidades do Brasil, com mais de 273 habitantes. A consultoria criou um indicador sintético, composto por uma cesta de 15 indicadores de todas as áreas analisadas, o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal – cuja variação é de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.

Para permitir comparações mais equilibradas entre os 100  municípios, a Macroplan agrupou as cidades em oito subgrupos (clusters) que extrapolam limitações geográficas e guardam características comuns, como a disponibilidade de receita per capita, densidade populacional e desigualdade de renda. Na análise por cluster, as comparações entre os diferentes municípios evitam  distorções comuns , aponta o estudo, e mostra uma realidade que nem sempre se pode perceber:  os municípios com a maior população do País são muito muito mais heterogêneas do que se pode imaginar e essas diferenças, em diversas dimensões, afetam claramente a competência da gestão pública na  prestação de serviços, bem como na capacidade de melhorar indicadores econômicos e sociais. “É possível avaliar a performance de cada cidade comparando municípios mais semelhantes em termos de complexidade de gestão e disponibilidade de recursos, além de identificar um potencial de melhoria dos indicadores mais factível com a realidade de cada local”, analisa Glaucio Neves , diretor da Macroplan e coordenador do estudo. Para o especialista, as análises por cluster permitem ainda às cidades se espelhar nos melhores exemplos de cada grupo como inspiração. “É uma forma de ganhar tempo e poupar recursos”, conclui.

Veja as cidades que se assemelham a  Franca e as colocações obtidas:

 

Cluster C  (20 cidades)

1ºLimeira (SP) 

Franca (SP)

3ºCascavel (PR)

4ºUberlândia (MG)

5ºUberaba (MG) 

6ºPonta Grossa (PR)

7ºSuzano (SP) 

8ºBetim (MG) 

9ºPetrópolis (RJ) 

10ºContagem (MG)

11ºGuarulhos (SP)

12ºSão José dos Pinhais (PR)

13ºGovernador Valadares (RJ)

14ºSão Vicente (SP) 

15ºAnápolis (GO)

16ºSerra (ES) 

17ºPelotas (RS) 

18ºCanoas (RS) 

19ºCamaçari (BA)  

20ºPorto Velho (RO)

Ranking geral:

Melhor: – Limeira IDGM 0,716

2ª melhor Franca : IDGM 0,698

Pior: Porto Velho (RO) IDGM 0,451

Por que Franca é o 2º melhor município do cluster ?

Indicador

Resultados Franca

Melhor resultado do cluster


+ Cotidiano