Franca debate nesta quarta, 26, em seminário, redução de danos no uso de drogas

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de junho de 2019 às 23:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas começa às 13h30, no Uni-Facef, com entrada livre

Com abertura prevista para as 13h30 dessa quarta-feira, 26, Franca sedia o IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas, preparado pela Secretaria de Saúde e sua equipe de Saúde Mental, que segue até quinta-feira. O evento acontece no Centro Universitário Uni-Facef, aberto a todos os profissionais de saúde e população em geral.

     As equipes de Saúde Mental acertam os últimos detalhes do evento que contará com suas experientes palestrantes no primeiro dia, Larissa Soares de Melo e Rafael Guimarães dos Santos, além das participações especiais, no dia seguinte, de Vinícius Fratta Fritz, João Maurício Gimenes Pedroso, Ana Vitória Lossavaro Custódio, Juliana Mendes Rocha e João Diogo Filippini Fernandes.

     O seminário terá como temática ‘Redução de Danos: Reconstruindo Conceitos’, no auditório do Centro Universitário Uni-Facef, na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José, com abertura programada para o dia 26, às 13h30.

     Após o credenciamento de praxe dos participantes e falas das autoridades marcando a abertura oficial, está prevista uma apresentação cultural envolvendo pacientes de unidades de saúde e outros serviços de assistências mantidos pelo município. Na oportunidade será feita uma exposição pelo psicólogo João Doná, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, resumindo um pouco do trabalho feito em Franca, dos os objetivos do Seminário, a realidade local, seguido das duas palestras, começando com Larissa Melo.

Os palestrantes

     Rafael Guimarães dos Santos é graduado em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Farmacologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (2012). Larissa Soares de Melo é mestranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), estudando temáticas sobre saúde mental e política de drogas. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) laboratório sob coordenação da Profª. Drª. Clarissa Mendonça Corradi-Webster.

     Vinícius Fratta Fritz é Bacharel em Psicologia pela UFSCar, mestrando em Filosofia da Psicanálise pelo PPGFil/UFSCar, membro do coletivo ResPire Redução de Riscos e Danos desde 2015, atua com redução de danos em contextos de festas rave, universitárias e de rua, do Coletivo Livre – redução de danos de São Carlos desde 2017.

     João Maurício Gimenes Pedroso é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos em 2013. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – USP no Laboratório de Ensino e Pesquisa sobre Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis) com pesquisa na área da RD.

     Ana Vitória Lossavaro Custódio é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017) no pólo universitário de Campos dos Goytacazes, ex-integrante do grupo de Pesquisa e Intervenção Saúde Mental e Justiça em que realizou o trabalho de Acompanhante Terapêutica nos anos de 2016 e 2017 e membro fundadora do Coletivo Antimanicomial Estamira.

     Juliana Mendes Rocha é graduada e Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). João Diogo Filippini Fernandes é graduado em Psicologia – Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017) e ensino-médio pela Liceu Albert Sabin (2010). Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ‘Uso de substâncias, universitários, redução de danos’.


+ Saúde