Fragrâncias naturais

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 15:55
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

E ai, fevereiro acabou ontem e como andam suas promessas de ano novo? Já conseguiu cumprir alguma? Ou se deixou levar pela correria do dia a dia e está empurrando pro lado e deixando a vida passar e esquecendo de mudar um pouquinho suas prioridades? Devo admitir que pela primeira vez em anos estou conseguindo cumprir várias delas nesses dois primeiros meses, e quando você se propõem metas possíveis, percebe que as que parecem impossíveis são só uma questão de se esforçar um pouquinho mais.

Minha duas primeiras metas do ano já foram cumpridas, apesar de terem demandado bastante planejamento, e uma das mais importantes estou cumprindo desde terça feira dessa semana, me cuidar! Parece simples, para muita gente é até mecânico fazer exercício no dia a dia e dizer que é ‘vicio’, para mim nunca foi! Eu amo esportes, mas sempre fui desajeitada e estabanada, nunca me dei bem em nenhum deles, exceto ballet eu pratiquei por 12 anos. Mas desde então me movimentar é algo que apesar de me dar prazer, me dá preguiça antes. Mas meta proposta, meta cumprida, e o meu melhor horário de rendimento é pela manhã, então São Pedro que segure a chuva um pouquinho e vamos pra rua dar uns passinhos e estar bem disposta para o dia. Mas o que dá pra observar, quando o assunto é exercício, é que a nova ‘moda’ é se cuidar, é se sentir bem consigo mesmo, não que isso signifique que você precise parecer uma modelo. Mas estar se sentindo disposto, sem nenhum problema com exames, conseguindo levar uma vida leve e comendo aquilo que gosta, e principalmente sem depender de medicamentos e nem viver com aquele pensamento de que precisa perder uns quilinhos.

Juntamente com essa nova geração saúde, vem aumentando o número de pessoas pelo mundo que resolveram seguir um novo estilo de vida, estilo de vida porque demanda muito mais do que simplesmente excluir alimentos do seu dia a dia. As pessoas estão cada vez mais comendo menos carne, ou até cortando-a do cardápio e em outros casos aderindo ao estilo vegano de vida. Não estou aqui pra julgar nenhum tipo de escolha, acho todas válidas se aquilo te faz bem e não te traz nenhum risco a saúde. E juntamente com a alimentação, as pessoas também vem aderindo a outros produtos ecologicamente corretos e até naturais.

Não ache que essa reviravolta está acontecendo somente nas terras tupiniquins, porque uma nova linha de fragrâncias veganas está indo para uma das maiores lojas de departamentos americanas, a Bloomindale’s. Criada pela líder em fragrâncias ecológicas e corretas, a CLEAN reserve, essa nova linha fará parte da Avant Garden Collection criada pela marca.

A linha é livre não somente de produtos animais, assim como a demanda de consumidores por produtos mais éticos aumenta, mas também livre de ftalatos (produto altamente cancerígeno), conservantes, glúten e corantes artificiais para aumentar ainda mais a experiência de se usar um produto de beleza ‘limpo’. Ao invés de todas essa substâncias, essas fragrâncias são produzidas com moléculas seguras e naturais e notas sustentáveis como mandarina, cardamomo e sândalo.

Dá pra perceber que nós consumidores estamos nos tornando cada vez mais inquisitivos sobre os ingredientes que compõem os perfumes e cosméticos que usamos, não somente sob uma perspectiva masculina ou feminina, mas também sobre um ponto de vista investigativo sobre de onde se deriva cada componente. Existe um estigma negativo sobre o uso de produtos ‘sintéticos seguros’ ou ‘moléculas naturais seguras’, que são moléculas derivadas de uma matéria prima, o que ajuda a preservar os recursos naturais do planeta. Essa nova coleção de fragrâncias a empresa chama de uma fusão entre “uma clássica Eau de Parfum com uma luxuosa abordagem de nicho de luxo, projetada para transportá-lo em uma jornada fantástica”.

CLEAN Avant Garden, depende de ingredientes à base de plantas cultivadas e colhidas de forma responsável em uma fazenda no sul da França. Cada fragrância da linha é composta por duas notas que seriam até mesmo improváveis para se misturar, mas quando se juntam se transformam em um perfume mágico e exuberante. Serão seis fragrâncias no total: Galbanum &Rain, Hemp & Ginger, Muguet & Skin, Saguaro Blossom &Sand, Sweetbriar &Moss e White Amber & Warm Cotton.

Essa empresa, já atua nessa mercado há muitos anos e quer mudar a forma como os consumidores experimentam fragrâncias, educando-os sobre a beleza consciente, afinal os produtos naturais nem sempre significam sustentáveis e eliminando os estigmas em torno do setor de perfumes. Essas fragrâncias ainda não estão disponíveis para venda no Brasil, mas quem sabe em breve tantas outras marcas não se empenhem a desvendar esse nicho tão crescente!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero