Mais famosa da história da astronomia, foto da Terra completa 30 anos agora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de fevereiro de 2020 às 21:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Pálido ponto azul” foi o nome dado por Carl Sagan para a imagem da Terra feita pela Voyager perto de Saturno

Foto da Terra feita pela sona Voyager 1 em 14 de fevereiro de 1990

​Exatamente no dia 14 de fevereiro de 1990, há 30 anos, a sonda Voyager 1, da Nasa, tirava a foto mais icônica da história da astronomia. 

A imagem mostra a Terra da perspectiva de Saturno, a 6 milhões de quilômetros de distância e originou a famosa frase do astrônomo Carl Sagan: “pálido ponto azul”, ou, a nossa Terra.

Construída com o intuito de explorar os confins do nosso sistema planetário, e lançada em 1977, a Voyager 1 estava prestes a sair da órbita de Saturno para explorar mais longe quando registou o momento. 

Desde então, a sonda abastece a Nasa com fotos do universo.

O “pálido ponto azul” foi resultado de um pedido especial do astrônomo Carl Sagan, membro da equipe de imagens da missão, em virar a câmera da Voyager para tentar mostrar o nosso pequeno e simplório local no universo.

Sagan foi um dos maiores entusiastas da divulgação científica e dono do programa mais famoso sobre espaço, o “Cosmos: Uma viagem pessoal”, além de seu best seller “Pálido Ponto Azul”, lançado em 1994 e inspirado na imagem.

Com base na imagem, Sagan filosofou sobre a Terra, moral humana e nossa condição no planeta Terra, imortalizando a imagem e tornando-se guardião da ciência. 

O texto foi narrado e está disponível na internet:

Em julho de 2013, a Voyager já estava a 1,44 bilhão de quilômetros de distância  quando capturou a silhueta e os anéis de saturno, que foram observados pela primeira vez em 1675 por Giovanni Cassini.

Primeira imagem de Saturno feita pela Voyager 1

Com 42 anos em atividade, a Voyager está a 13 bilhões de quilômetros do sol e viaja a 38 mil quilômetros por hora.


+ Ciência