FOFOCAS MUSICAIS A VIDA É UM SOPRO: SAX e FLAUTA COM ERLINDO MORATO

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 23 de junho de 2019 às 09:21
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta 4ª feira,19 de Junho, recebi a visita do exímio flautista, saxofonista, compositor e músico requisitado por muitos colegas para abrilhantar seus eventos. Veio me trazer um convite irrecusável!

Conversamos por mais de uma hora sobre música, trajetória de vida musical, talento, Brasil e seus problemas com reconhecimento dos nossos artistas que dedicaram a vida para esta arte que encanta, embeleza, traz bálsamo às almas e cura.

Desde sempre conheço o Erlindo tocando sax e flauta transversal. Família de gente dotada de dons artísticos. Contou-me que seu pai era sensível, um artista, dentista, literato, desenhava muito bem, um parceiro que viveu seus 74 anos envolvidos em levar boas palavras.

O que fica para a posteridade senão estas ações e bálsamos que podemos levar às pessoas? O que acrescenta para as pessoas senão o nosso melhor a oferecer a elas? A música é amor! Amor ao belo, aos seres e a Deus!

Buscando por maiores informações para deixar a vocês, encontrei um artigo de Chiachiri Filho, de 2013 reiterando a personalidade do pai de Erlindo: Era um homem bom, caridoso, sensível, humano. Deixou para Franca muitas coisas boas, inclusive, uma família de músicos e poetas.”

Erlindo tem a herança musical de ter tido a felicidade de degustar a boa música com os companheiros de seu pai que deixou uma belíssima canção retratando a cidade de Franca – Terra dos meus sonhos:

https://www.youtube.com/watch?v=N9xlyuPCxb8

Terra dos meus sonhos ( Agnelo Morato e Diogo Garcia)  é tão admirada pelos francanos que houve um tempo em que cogitava-se oficializá-la como Hino da cidade.

Apresentação da Casa dos Músicos no Teatro Municipal 2001- com o tema “EU TENHO UM SONHO”

Um instrumentista versátil que imagino ter estado em milhares de eventos( sem exagero) , pois não há quem não conheça e tenha usufruído de bons momentos ouvindo seu sax ou sua flauta. Em 2001, quando fizemos uma apresentação da Casa dos Músicos com o tema : “EU TENHO UM SONHO”, o intuito foi proporcionar às crianças em geral a oportunidade do estudo da música e ao mesmo tempo mostrar à nossa cidade os talentos francanos, por este motivo plagiando Martin Luther King : EU TENHO UM SONHO em ver a música ecoando pelo mundo promovendo seres mais felizes, realizados, espalhando sobretudo a Paz.  Vários músicos ‘ deram o ar da graça’ no evento com beleza, entusiasmo, compartilhando conosco este momento! Gratidão por todas as vezes que você esteve disponível pra nós Erlindo!

Nesta mesma época, ainda na ânsia pela realização do sonho de ver a música sendo disponibilizada a todos, tive a felicidade de ser atendida no pedido ao escrever uma carta a um deputado pedindo para trazer o projeto Guri para Franca, onde Erlindo foi professor de Sax, Flauta Transversal e maestro. Meus filhos tiveram a honra de participarem deste momento da abertura do Projeto Guri com estes músicos de gabarito. Eduardo, meu filho mais novo se recorda com carinho da conduta respeitosa que Erlindo tinha para com ele e outros alunos enquanto regente da orquestra e isso ficou registrado em sua alma: momentos eternos de gratidão!

Nesta foto, LuckTripp um violinista de primeira categoria que também lecionou no Projeto Guri. Nesta apresentação da Casa dos Músicos, abrilhantaram mais uma vez o evento com extremo talento!

Franca sempre foi uma cidade musical, as valsas francanas, as serestas, depois os Festivais, serenatas, Semana da Música… Que cidade musical!!! Quantas boas recordações temos deste tempo em que a música fervilhava bela e exuberante com as orquestras de Arnaldo Ricardo de Souza, Laércio da Franca, e tantos músicos, poetas, seresteiros, gente que exala o mais belo da vida!

Que alegria ver tudo voltando e registrado em CD !

Ontem, quando conversávamos, Erlindo se recordou do tempo em que estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo com grandes nomes, mas voltou à terrinha natal como tantos de seus amigos que aqui estão fazendo soar nos ares da Terra do Capim Mimoso, as mais belas melodias. O que tem esta cidade que é o ninho de tantos talentos?

Penso que um dia lá no futuro, os historiadores vão se perguntar – “por que todos estes exuberantes talentos vieram se reunir numa divisa com Minas Gerais, na antiga capital do calçado, a Franca do Imperador?”

É História minha gente! São biografias! É a música ecoando , curando, abençoando as mentes agitadas e confusas do nosso terceiro milênio!

Dia 27 de Junho, no bar NOITE NOSSA, 20h 30 estaremos em festa, no lançamento do CD  – A VIDA É UM SOPRO, de Erlindo Morato.

A festa aqui e festa no céu, onde moram seu pai e seu irmão Agnelinho, também músico, que se mudou para a casa do Pai ainda jovem, voltando de um Festival de música quando sofreu um acidente fatal.

Inauguração da Casa dos Músicos no entardecer de 07 de Maio de 2001. Erlindo presente! Nunca recusou um convite sequer, para atender a um chamado meu.

Também na foto: a pianista Lívia Caleiro e prof Heloisa Bereta, eu e meu filho Eduardo.

​Um brinde à música e a este talentoso músico!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero