FOFOCAS MUSICAIS – INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 17 de julho de 2017 às 10:52
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

”Meu filho tem ouvido absoluto !”

“Minha filha já sabe tocar sozinha só de ouvir no tablet!”

“Eu tive aulas de piano, violão, bateria, e sei tocar um pouco de cada um!”

“Olha, não vou colocar meu filho porque piano é coisa de menina.”

“Tem prioridades na vida e o estudo de um instrumento deve ser encarado como divertimento das horas vagas.”

“Eu não tive oportunidade de estudar piano, então quero que minha filha toque para mim.”

“É muito chic falar que faço aulas de piano, as pessoas me olham diferente”.

As frases são infinitas, não param de ecoar frases vindas de uma falta de conhecimento ou uma ausência de oportunidade, ou mesmo um desejo latente de fama, status e tudo mais.

Estudar um instrumento musical, pode sim dar status, mas é preciso que se entenda que há necessidade de treino, aliás como tudo na vida.

Os pais que não tem conhecimento sobre o instrumento, quando o filho pega um tablet  e domina a ‘ informática’, confunde-se com talento musical, mesmo que esteja praticando um jogo musical. Quando se pratica um jogo musical, é apenas um jogo como outro qualquer que exija as habilidades para tal.

Ouvido absoluto é raro e descobriu-se que é a ausência de uma função cerebral que causa o ouvido absoluto, se é que posso explicar assim a grosso modo.

Fazer muitos instrumentos , um pouquinho de cada, pode ser terapêutico, pode realmente ser um passa tempo, mas está longe de se aprender a tocar um instrumento musical, muito longe. E quando se pede para esta pessoa que estudou tudo ao mesmo tempo para tocar qualquer coisa, ela se atrapalha, vai com um dedo só ao piano e tenta tocar algumas notas do Parabéns a Você.

Agora, a ignorância chega ao ponto de dizer que piano é coisa de menina … Então eu digo : seria da Menina Mozart ? Menina Beethoven? Menina Chopin ? Menina Brahms ? Menina Rachmaninoff ? Menina Schumann ? SHUBERT? Tchaykowsky?

ORA, como dizer que um instrumento vai provocar uma mudança de opção sexual ? É de extrema ignorância , falta de informação e cultura falar uma coisa dessas.

Prioridades da vida … Quando começarmos a entender que tudo o que fazemos tem um peso em nossa formação, se fazemos bem o peso vai representar habilidades desenvolvidas , expandidas. Seria tão bom se pudéssemos encarar o estudo de um instrumento como algo sério … Meu pai dizia : “ se vai perder um tempo fazendo alguma coisa, faça bem feita. Tempo é ouro!”

Dar oportunidade para um filho(a) estudar piano por exemplo, é abrir portas para a vida. Mas nunca que seja para satisfazer ao desejo da mãe ou de quem quer que seja. A satisfação deve ser da criança.

Chic não é falar que se faz aulas de piano. Chic é poder se dedicar, estudar todos os dias,investir nos estudos comprando um piano, comprando metodologias que possam dar mais habilidades, coordenação motora, desenvolvimento cerebral , percepção, sensibilidade .. Chic é desenvolver tudo isso.

Pincelamos algumas frases das centenas que já ouvimos sobre o estudo de piano ou de qualquer instrumento. Fica a reflexão para que se tenha mais cuidado ao dizer algumas coisas e se faça uma análise dos efeitos que elas produzem.

Selecionei alguns vídeos informativos sobre MUSICA E CÉREBRO.

Que tal estudarmos  um pouco antes de colocarmos  pré- conceitos na frente de informações ?

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero