Feedback: porque é tão importante saber dar e também saber receber

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de junho de 2018 às 19:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A crítica, quando existe, deve ser construtiva, sempre visando a melhoria de uma forma geral

Experimente fazer uma experiência:
escolha três pessoas próximas a você – pode ser uma que faça parte da família,
outra que seja da equipe de trabalho, e outra que você encontre eventualmente
em algum curso, academia ou algo do tipo.

Depois pergunte individualmente a
cada uma como ela te descreveria e se poderia listar três pontos positivos e
três pontos a melhorar. Diga que é muito importante que seja verdadeira e
procure ouvi-la cuidadosamente. Como você tenderia a receber os pontos positivos?
E os negativos?

Pois bem, estamos falando
informalmente de feedback. O quanto você sabe dar ou receber?

Feedback é fundamental

Antes de refletir a respeito do tema,
pense um pouco sobre a sua importância. Dizem que a nossa imagem no mundo tem muito
mais a ver com o que os outros pensam de nós do que o que nós mesmos pensamos
de nós.

Quando recebemos um feedback de
alguém a respeito de nossas atitudes, da forma como fazemos as coisas,
significa que estamos recebendo uma informação importante acerca de nossa
imagem.

No mundo corporativo é comum a
prática de dar e receber feedback, e ele pode ser uma ferramenta importante de
melhorias, desde que seja dado ou recebido de forma correta. Ou seja, a
crítica, quando existe, deve ser construtiva, nunca para simplesmente humilhar
alguém, mas sempre visando à melhoria.

Na verdade, podemos usar o feedback
em muitas áreas da vida, inclusive a financeira. Quantas vezes cobramos dos
outros o que não conseguimos fazer, mas nem percebemos? “Ele só gasta dinheiro
à toa”; “Ela não consegue guardar nada para o futuro”; “Eles são muito
ambiciosos”.

Falamos e julgamos sem conhecer o
outro lado da história e, especialmente, sem fazer uma autoanálise.

Pode estar faltando receber um bom
feedback ou dar um bom feedback para tornar as coisas melhores, percebe?

Quem tem filhos, por exemplo, pode
ter neles ótimos indicadores. Basta perguntar e deixar que falem. Como será que
eles acham que você lida com dinheiro? Será que a imagem que está passando a
eles é realmente aquela que gostaria? Está na hora de começar a perguntar!

Veja algumas dicas para que você
consiga dar e receber feedback de forma positiva. Vamos lá?

1-Feedback deve ser dado de forma
rápida

Isso significa que se
algo que mereça feedback aconteceu, este deve ser dado o quanto antes. Não
adianta muito falar sobre uma situação que aconteceu hoje somente daqui a dois
meses. Não espere muito.

2-Não jogue a culpa no outro

No lugar de dizer “Você
tem me aborrecido com essas atitudes”, diga “Eu me sinto aborrecido com essas
atitudes”. É uma mudança pequena, mas os especialistas dizem que tem um bom
efeito.

3-Seja claro

Vá direto ao ponto, não
faça rodeios nem confunda a pessoa falando sobre coisas sem sentido. Diga o que
tem incomodado e peça algumas mudanças de atitude.

4-Elogie antes

Todo mundo tem um lado
bom e também sabe fazer coisas de forma positiva. Procure ressaltar esta parte
antes e depois os pontos a serem melhorados.

5-Não leve para o lado pessoal

Muitas vezes recebemos
um feedback e achamos que algo pessoal, simplesmente porque “fulano” não vai
com nossa cara. Acalme-se, respire, ouça com atenção, e não leve para o lado
pessoal.

6-Considere uma oportunidade

Receber feedback pode
ser ótimo para entender melhor a imagem que temos passado e melhorar alguns
pontos importantes. Agradeça, observe o que faz sentido dentro do que foi
falado, e parta para a melhoria.

7-Pergunte

Se a mensagem que
recebeu o desagradou e você acha que não é justa, escolha mais algumas pessoas
e pergunte a ela se acham que faz sentido o feedback recebido. Esteja com os
ouvidos abertos para receber o que disserem e, a partir daí, parta para a ação.


+ Comportamento