FEAPAES-SP promove a Capacitação para Novos Dirigentes, em fevereiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2020 às 20:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cristiany de Castro diz que o público alvo da capacitação são presidentes, gestores das Apaes e interessados

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, a FEAPAES (Federação das APAEs do Estado de São Paulo) irá promover uma jornada de Capacitação para dirigentes”. 

Trata-se da segunda edição do evento, dirigido aos presidentes das APAEs e entidade que trabalham com a inclusão social, Gestores das Apaes, e todas as pessoas que trabalham ou se interessam pela gestão do Terceiro Setor e que querem se aperfeiçoar na área.

O evento acontecerá no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro-SP. 

Com objetivo de fortalecer e aprimorar a gestão das APAEs, a Federação reunirá uma equipe de palestrantes e especialistas em gestão do Terceiro Setor que, juntos, farão uma contextualização do movimento apaeano, abordando Sustentabilidade Financeira, Gestão e Governança, entre outros temas relevantes.

O evento começa no dia 14, com o credenciamento dos interessados a partir das 13h. Às 14h começa a primeira palestra, ministrada pó João Ângelo Águila Diniz, que vai tratar do “Impacto da comunicação eficaz nos novos tempos”.

Das 16 às 17h30, a segundo palestra, com o conferencista Roberto Ravagnani, vai tratar do “Engajamento social como ferramenta de desenvolvimento da organização”.

Senador Flávio Arns

Às 19h acontece a abertura oficial da segunda Jornada de Capacitação. Logo em seguida, haverá uma palestra do senador Flávio Arns, que vai abordar “O papel das APAES na construção de uma sociedade inclusiva”.

Na sequência, Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo, vai falar sobre “O movimento apeano no Estado de São Paulo na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”.

A noite do dia termina com um jantar entre todos os presentes.

O segundo dia começa com a palestra sobre “Compliance no Terceiro Setor”, com o Dr. José Eduardo Sabo Paes. Na sequência, a abordagem sobre a atuação das APAES e suas parcerias com o poder público nas áreas da saúde, educação e assistência social. O tema vai ser abordado por Cristiany de Castro, Ernestina Assunção, Flávia Catanante e Juliana Sigolo.

Ricardo Monello

Depois do almoço, com início às 13h15, as “Principais implicações cíveis e penais, incorridas às entidades e seus dirigentes”. Quem aborda o tema é o Dr. Ricardo Monello.

A jornada de capacitação para dirigentes continua às 15h, com uma palestra de Romênio dos Santos, que abordará o tema “Como fazer gerenciamento estratégico da APAE em tempos de crise”.

Marcelo Monello volta a fazer uma conferência, às 16h20, com o tema “Contabilidade, documentação e prestação de contas”. A última palestra do dia vai abordar o “Desenvolvendo lideranças mais engajadas”, ministrada por Márcio Zeppelini.

O último dia começa às 8h15, com David Pena Ramos Cesar falando sobre “Atitude para incluir”. Na sequência, Tomaz de Aquino Rezende falará sobre “Os Desafios da Lei 13.019 e sua regulamentação nos municípios”.

Danilo Tiisel

Beatriz Rezende vai falar sobre “Gestão de Recursos Humanos nas OSC” e, finalizando as conferências, o Dr. Danilo Tiisel abordará “A importância da diversificação das fontes na captação de recursos (públicos, privados e leis de incentivo).

Às 13h30 começa o almoço de encerramento.


+ Educação