Falou em queijo? Empresa mineira supera crise e cresce na pandemia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2020 às 22:36
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Queijo D’Alagoa bate recorde de postagens, contrata mais funcionários e pretende construir nova queijaria

No Sul de Minas, na pequena cidade de Alagoa, a Queijo D’Alagoa-MG – empresa mineira pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil – vem superando a crise causada pela pandemia.

Criatividade e Inovação

O início da pandemia gerou acúmulo de queijos nas prateleiras. A cidade ficou fechada para visita de turistas. Os clientes revenda também ficaram com seus estabelecimentos fechados.

A saída da empresa foi fazer uma campanha de SOS pelo Instagram @queijodalagoamg e também colocar queijo para maturar. 

“Lançamos o Queijo Pérola da Mantiqueira, que é um queijo revestido com película de carvão vegetal, maturado por 90 dias” conta Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa-MG.

O primeiro lote lançado esgotou rapidamente. E as últimas cunhas do segundo lote já estão prestes a terminar.

Recorde de Postagem

O contrato de postagem da Queijo D’Alagoa-MG com os Correios mantém a única agência da cidade aberta.

“Com a campanha do SOS nas redes a empresa bateu recorde de postagem no mês de Abril” conta a gerente dos Correios, Flávia Valério, de Varginha-MG, que além de gerente do contrato é fã do Queijo Alagoinha.

“Amo harmonizar com geleia de pimenta biquinho. É impossível parar de comer” confessa.

Mais parceiros

Foi para ajudar o Sô Batistinha que o Osvaldo fundou o e-commerce em 2009. Atualmente, diversas famílias de pequenos produtores de queijo dependem deste trabalho para escoar a produção.

E o parceiro mais recente é o produtor Eli, esposo da Bárbara e pai da Heloísa, que em meio à pandemia firmou parceria com a Queijo D’Alagoa-MG: “Nunca fomos tão valorizados como agora, estamos super felizes” conta Bárbara.

Mais funcionários

Devido o aumento no fluxo de postagens e no recebimento de mensagens foi necessário aumentar a equipe.

Mais dois funcionários foram contratados para dar suporte no atendimento ao consumidor e na expedição dos queijos.

Otimismo pra vencer as dificuldades

Além da alta nos suprimentos agrícolas a empresa também sofre com a falta e a alta dos preços das embalagens, entre outros desafios.

“A gente tem que ter muita paciência e ser transparente com o cliente fazendo ele entender as dificuldades enfrentadas. Uma hora é o leite que diminui, outra hora é a greve dos carteiros, outra hora é a empresa de que fornece embalagens que nos deixa na mão. Precisamos ser otimistas. Uma das minhas #frasesqueijísticas prediletas é Fé em Deus e Queijo na Tábua!” conta Osvaldo.

Expansão

Devido a fila de espera estar grande alguns queijos foram retirados do site. O Queijo Alagoa Grande e a Panela de Queijo foram alguns deles, por exemplo.

Como os queijos são produzidos em pequenas quantidades de forma artesanal é diferente da capacidade da indústria que produz em grande escala.

Queijo D’Alagoa-MG adquiriu um novo imóvel rural recentemente onde pretende construir uma queijaria.

Com o apoio da Emater Minas o projeto arquitetônico será desenhado de maneira que atenda a legislação estadual e nacional e o queijo saia com liberação do Selo Arte para ser comercializado em todo território nacional.

Fonte: Portal do Queijo


+ Gastronomia