Facebook testa novo botão de classificação de comentários nos EUA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 13:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
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Usuários da rede social estão cada vez mais perto de ter à disposição o botão “descurtir”

Os
usuários do Facebook podem estar cada vez mais próximos de ter a sua disposição
o botão “descurtir”. Isso porque a rede social criou uma nova ferramenta para
avaliar o teor dos comentários nos Estados Unidos, o que seria mais um teste
para evitar a propagação de notícias falsas na rede social.

O
botão “downvote” (algo como “desaprovar”, em inglês) apareceu para 5% dos
usuários do aplicativo Android no Facebook na última quinta-feira, 08 de fevereiro,
disse a empresa ao site de notícias norte-americano Business Insider.

A
nova ferramenta aparece ao lado das opções de curtir e responder, embaixo dos
comentários feitos em publicações. O botão, disse o Facebook ao site, ajudará a
rede social a avaliar se determinados comentários são inadequados, mas não irá
interferir no que os usuários verão em seu feed de notícias.

Segundo
a publicação, quem usou a ferramenta disse que após clicar em “downvote”,
aparece uma lista de opções para classificar o que motivou a escolha pelo
botão. O usuário pode considerar os comentários como “ofensivo” ou “enganador”,
por exemplo.

Apesar
dos usuários alegarem que o novo botão funciona de forma semelhante a tão
aguardada opção de “descurtir”, a rede social disse que a intenção não é essa. “Não
estamos testando um botão de descurtir. Nós estamos explorando um recurso para
as pessoas nos enviarem percepções sobre comentários em publicações públicas.
Isso está sendo executado por um pequeno grupo de pessoas nos EUA apenas”,
disse um porta-voz do Facebook ao Business Insider confirmando que não
deve aumentar a base de testes neste momento.

Estratégia

A nova ferramenta aparece como mais uma
tentativa da rede social combater o compartilhamento de notícias falsas pelos
usuários. Em janeiro, o Facebook anunciou mudanças no algoritmo da rede social
fazendo com que diminuísse a aparição de reportagens no feed de notícias dos
usuários, o início de uma série de mudanças na rede social.

Uma
semana depois, a empresa anunciou que iria escolher uma parte dos seus bilhões
de usuários para votar nos veículos de comunicação nos quais eles confiam. Os
dados criariam uma espécie de “ranking de confiança” que ajudará o algoritmo a
escolher quais notícias deve exibir na linha do tempo dos usuários.


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