Excesso de remela em cães pode ser doença e exige atenção do dono

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de dezembro de 2017 às 03:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em geral, a remela não é sinal de problemas, mas em excesso pode indicar doenças e é preciso estar atento

Sabe quando a gente acorda e tem sujeira nos olhos? Isso é a famosa remela e ela não é exclusiva dos humanos. Os cães também a produzem, mas tem uma aparência diferente da nossa. Geralmente se parecem com um muco pegajoso, de coloração levemente amarelada. Apesar do aspecto ruim, a remela em geral não é sinal de problemas.  

No entanto, os donos não podem ignorá-la totalmente. Excesso de  remela não é um bom sinal e pode indicar que a saúde do pet não vai bem. Nesse caso, leve-o ao veterinário, pois existe a chance do cão estar doente. Pensando nisso, conheça quatro doenças que tem excesso de remela entre os sintomas para você ficar atento. 

Alergias

Polén, ácaros, grama, poeira, sujeiras da casa e alguns alimentos podem causar alergias nos cachorros e os sintomas aparecem nos olhos. Essas coisas acabam levando a uma irritação ocular e consequentemente aumenta a produção de remela. 

Síndrome do olho seco ou ceratoconjuntivite seca

A doença é uma inflamação da córnea e da conjuntiva dos cães por causa da deficiência do fator aquoso da lágrima. Este problema decorre da destruição imunomediada das glândulas lacrimais. Os sintomas são remela em excesso, inflamação ocular, o animal esfrega e pisca os olhos constantemente, entre outros. É um problema grave, mas tem cura se for rapidamente diagnosticado. 

Conjuntivite 

A conjuntivite é mais comum, porém não menos preocupante. Assim como os humanos, os cães também estão sujeitos a tê-la. A doença se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus, causando irritação e vermelhidão nos olhos. A conjuntivite produz excesso de remela e inchaço. Apesar de ter tratamento e não ser grave, o cão deve ser levado ao veterinário para receber os devidos cuidados. 

Glaucoma

O glaucoma ocorre quando os fluidos oculares não circulam ou não são drenados corretamente. Isto causa um aumento da pressão intra-ocular, levando a mudanças degenerativas no nervo ótico e na retina, podendo até deixar o cão cego. A doença pode ser hereditária ou causada por outro problemas. No segundo caso, o tratamento e prognóstico costumam ser melhores. 

Apesar de no geral a remela não ser um problema, ela precisa de atenção. Como foi visto, o excesso pode significar doença e quanto mais rápido foi detectado melhor será o tratamento. E lembre-se, problemas oculares negligenciados ou mau cuidados levam a cegueira.