Ex-pivô de Franca, Mineiro diz que YouTube ajuda a conhecer mais os rivais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 06:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atleta, atualmente no Flamengo, vai enfrentar time norte-americano do Austin, da NBA G-League

A Copa Intercontinental da FIBA pousará no Brasil pela quarta vez na história. E das três edições realizadas anteriormente (2013, 2014 e 2015), duas tiveram a presença do ala/pivô Rafael Mineiro, ex-jogador do Sesi Franca Basquete e atualmente no Flamengo.

Em 2013, Mineiro disputou o torneio pelo EC Pinheiros, campeão da Liga das Américas daquele ano, contra o Olympiacos (GRE), que havia sido campeão da Euroleague. As partidas foram em Barueri (SP), e o time grego foi o campeão.

Já em 2015, o jogador foi contratado pontualmente pelo Bauru, então campeão da Liga das Américas, para ir a São Paulo (SP) e enfrentar o poderoso Real Madrid (ESP), que havia conquistado a Euroleague daquele ano.

“Temos que ter em mente que pode ser uma oportunidade única. Naquela época, depois que enfrentei o Real Madrid, pensei que talvez não tivesse mais a chance, e agora estou podendo de novo e vou falar isso para os companheiros. É a nossa vez, a nossa oportunidade e vamos em busca desse título”, declarou Mineiro.

O primeiro adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2019 será o Austin Spurs, campeão da NBA G-League (liga de desenvolvimento da NBA). O duelo será na sexta-feira (15/02), na Arena Carioca 1, às 21 horas.

Por se tratar de um estilo mais próximo ao da NBA, Mineiro relembrou o amistoso recente que sua equipe fez contra o Orlando Magic, na pré-temporada da liga norte-americana, em outubro de 2018, no Amway Center, na Flórida – derrota por 119 a 82.

“É bem difícil jogar. Fizemos um amistoso contra o Orlando, onde você sente o jogo. Os caras são frios, não é como aqui, que é corrido, que às vezes você abre e o outro time se perde. Estão acostumados a jogar, às vezes estão cinco, dez pontos atrás e mantém o ritmo. Foi bom termos feitos os amistosos contra equipes que conhecem aquele esquema da NBA”, declarou o ala/pivô.

Mas, afinal, quem são os atletas do Austin Spurs? Alguém aí conhece? São poucos os que sabem. Para driblar essa situação, o camisa 12 do Flamengo contou que usou até o YouTube para saber mais sobre os rivais.

“Todo jogador já pesquisou um pouco os adversários. A comissão técnica esperou o jogo contra o Franca para falar, mas eu já fui no YouTube, pesquisei e vi alguns jogadores deles. A gente sonha jogar contra grandes jogadores. É uma chance de provar que também podemos. Agora é bater de frente. Dá um gostinho a mais mostrar que podemos ganhar dos caras”, revelou Mineiro, que tem média de 7,1 pontos e 4,6 rebotes por jogo no NBB CAIXA.

“Nosso time vem evoluindo. Começamos no Carioca, aos poucos fomos entrosando, o time era muito novo, só ficaram três da temporada anterior, e agora estamos encaixados. Fizemos grandes jogos contra grandes equipes. Estamos preparados para o Mundial”, finalizou Rafael Mineiro.


+ Basquete