Evento de folias de reis e congadas reúne centenas de participantes em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 14:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sessão de homenagem é realizada anualmente na Câmara de Franca para preservar as folias

Centenas de participantes de companhias de Folias de Reis e de Congadas de Franca e da região acompanharam, nesta segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Franca, a sessão solene de homenagem aos integrantes do movimento, que reúne música, cultura, folclore e religiosidade.

O autor da lei que criou a homenagem às Folias de Reis e Congadas é o vereador Nirley de Souza (PP). A data exata do “Dia de Reis” é seis de janeiro, mas anualmente a Câmara realiza a solenidade em dezembro, em razão do recesso parlamentar, que segue até fevereiro.

Todos os anos, a sessão atrai centenas de pessoas ligadas ao movimento cultural e religioso e desta vez não foi diferente. O plenário foi tomado pelos participantes, que aplaudiram os homenageados e entoaram canções alusivas aos três reis magos. Este ano, um garoto de cinco anos, recebeu o diploma.

A sessão foi presidida pelo vereador Pastor Otávio (PTB) e teve como integrantes da Mesa de Honra os vereadores Nirley de Souza e Carlinho do Petrópolis/Farmácia; o representante do prefeito Gilson de Souza (DEM), Alexandre Alonso, os ex-vereadores Joaquim Ribeiro, ex-presidente da Câmara de Franca, e Cordeiro.

“É uma comemoração sempre marcada por muita emoção. Eu fui criado em meio à Folia de Reis, porque meus tios faziam parte de companhias, quando a gente morava ainda em Delfinópolis (MG). É uma paixão que vai passando as gerações e encantando. Espero participar e incentivar, junto com os colegas vereadores, muitas outras homenagens a este público”, disse Nirley.


+ Cultura