“EU ME DESENVOLVO ATRAVÉS DA MÚSICA”

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 12 de abril de 2019 às 10:29
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta semana tive o prazer e a alegria de ver uma aluna se esforçando tanto para desenvolver habilidades diversas na música que fiquei impressionada.

Primeiro ponto: uma pré-adolescente ansiosa, como todos estamos neste mundo louco que estamos vivendo. Mas foi pedido a ela que se concentrasse no que está fazendo: aprender a ler partituras. Muito nova, ainda sem a compreensão de fatos que envolvem sua ansiedade, ela acredita na possibilidade do treino.

E mesmo ficando irritada com os erros ( a maioria das pessoas não querem errar, são imediatistas e querem acertar de primeira), ela foca e fala pra si mesma: “ mas eu sei que isso é assim, por que não estou fazendo? “ E respira, tenta, torna a tentar e consegue. Respira de novo, treina, uma duas, três vezes e se realiza com o que vê que é capaz de fazer.

Autocontrole! Que maravilha ver uma pessoa tão nova se esforçando para dominar os impulsos, a ansiedade, a frustração do erro, lutando fortemente para ensinar a si mesma que é só ter foco e perseverar, insistir, dominar os ímpetos adquirindo paciência para realizar o que deseja!

Mesmo com a rotina cheia de atividades, analisa, vê quantos minutos tem na semana para poder treinar e dá o melhor de sim.

Saltam aos olhos a melhora na coordenação motora, no autocontrole, na paciência, na disciplina que necessita para alcançar seus sonhos.

Estou falando de aula de piano, mas todos os atributos que esta pessoa está desenvolvendo em seus estudos vão reverberar em sua vida.

Assim é no esporte, assim é na escola, assim é na vida. Respirar, tentar e tentar e tentar. Treinar e treinar e treinar . Perseverar, perseverar e perseverar. Não existe outra receita para que consigamos realizar nossos sonhos.

Como numa magia, ela constrói sua nova realidade. Acredita. Acreditar é fundamental para atingir metas. Focar, dar um passo de cada vez , porque ‘ uma caminhada sempre começa com o primeiro passo’.

É prazeroso dar aulas e desenvolver nas pessoas habilidades e competências ou despertar aquelas que ela já tem adormecidas sabe se lá porquê.

Toda pessoa impulsiva deveria estudar um instrumento musical. Não há nada mais desafiador do que testar sua paciência. Quando ela vê que consegue se ‘domar’, pronto,atingirá todas as suas metas na vida.

Quando ouço alguma pessoa me perguntar se uma criança ou adolescente ‘ tem jeito pra tocar piano’ eu fico me perguntando se as pessoas só poderão estudar um instrumento ‘ se tiverem jeito pra aquilo’.Diferente da voz que é algo que desponta cedo como talento, o instrumento pode ser estudado, desenvolvido, aprendido, ao ponto de chegar a ser um ótimo instrumentista, pelo simples fato da pessoa desenvolver a habilidade, focar em se aprimorar emocionalmente controlando suas emoções, trabalhando a determinação, perseverança e foco.

Quantos vídeos andam circulando pelas mídias sociais de pessoas mutiladas que conseguem fazer várias coisas que pessoas comuns acreditam ser impossíveis !!!

“A vingança é uma raiva que não foi canalizada”. A raiva é uma energia muito poderosa. Se ela for usada positivamente ela impulsiona a pessoa para frente. “ Eu vou vencer”. Então, que as crianças que demonstram comportamentos ‘inadequados’ como sendo questionadoras ou impulsivas e uma energia de força, possam canalizar esta força.

Acabei de ouvir esta mensagem acima sobre a utilidade da raiva utilizando-a para o bem comum ou para o bem de si mesmo. E a não canalização desta força deixará a pessoa infeliz, com vontade de se vingar de alguma coisa ou de alguém.

Fiquei muito feliz em ver o trabalho com respeito à perseverança , ao treino, à paciência, surtiu o efeito da realização pessoal. Dar o melhor de si, acreditar, insistir, tentar e tentar e tentar , respirar, tentar de novo e conseguir! Ah ! Não tem recompensa melhor do que ver que uma pessoa entendeu a proposta, passou pelo processo árduo da paciência e conseguiu!

Por estas e outras acredito na Educação, no desenvolvimento através do estudo de um instrumento musical, que em tão pouco tempo mostra o efeito reverberando dentro da pessoa! Viva a música! Viva o estudo! Viva o treino!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.​


+ zero