Especialista em infecção dá dicas para aumentar a imunidade nesta época

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de março de 2020 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não é para se alarmar, mas apenas prevenir:a gripe já matou 16 mil pessoas apenas nesta temporada

​No meio do surto de coronavírus, pode ser mais fácil ignorar a gravidade da gripe, mas, na realidade, os dois não são tão diferentes.

De fato, de acordo com a especialista em doenças infecciosas Sandra Kesh, houve cerca de 16.000 mortes relacionadas à gripe apenas nesta temporada. 

Esse número não é para induzir medo, mas para lembrar o quanto é importante manter o sistema imunológico saudável. 

Kesh dá suas três principais dicas, que enfatizam a mente e o corpo, para ajudar a melhorar a imunidade naturalmente:

1. Reduza o estresse

O estresse pode afetar tudo, desde a saúde do cérebro ao peso corporal e, claro, à imunidade. 

Kesh diz que quando seus pacientes estão fazendo tudo certo, mas continuam a adoecer é quase sempre por causa do estresse. 

Isso ocorre porque, quando os níveis de cortisol não são mantidos dentro da faixa normal, seja na primeira infância ou durante o envelhecimento, ele pode afetar fisicamente as propriedades curativas do corpo.

Desde a desaceleração da cicatrização de feridas até a diminuição dos efeitos protetores das vacinas e o aumento da suscetibilidade à infecção, disse Robin Berzin, acrescentando: “o estresse é o melhor modulador imunológico”. 

2. Vida saudável

Enquanto isso se sobrepõe parcialmente à redução do estresse, Kesh disse que também inclui “dormir o suficiente e comer bem”.

O alergista e imunologista Heather Moday diz que “o sono é quando o sistema imunológico se repara, as mitocôndrias se limpam e o fígado faz a maior parte de sua desintoxicação”. 

É também por isso que nossos corpos se sentem tão degradados quando estamos doentes. 

Dormir de sete a oito horas por noite pode ajudar a manter nosso corpo alerta para qualquer patógeno perigoso. 

Estudos comprovaram que a ingestão de dietas ricas em nutrientes, com alto teor de frutas, vegetais e outros alimentos anti-inflamatórios, tem um impacto direto na resposta imune do corpo e pode ajudar a proteger contra as doenças.

3. Cuidar da higiene

Durante a temporada de gripe, não é impraticável limpar superfícies muito utilizadas, como maçanetas e bandejas de avião, mas “exagerar na limpeza pode ser tão ruim quanto tê-la”, disse Kesh. “Você tem que encontrar esse equilíbrio.” 

Pode parecer assustador, mas alguma exposição a germes é boa para o nosso sistema imunológico. “Se você vive em um ambiente estéril”, disse Kesh, “ficará mais suscetível a infecções quando exposto”.

Então, sim, lave as mãos ou use desinfetante para as mãos quando necessário, mas, a menos que você tenha tocado em algo visivelmente sujo, esteja prestes a fazer uma refeição ou foi ao banheiro, provavelmente não precisa se apressar para a ir à pia.

“Se você lavar as mãos 50 vezes por dia, sua pele ficará seca e rachada”, disse Kesh, “que é um portal perfeito para a entrada de infecções”. 

Quando se trata de temporada de gripe, porém, é preciso cuidado e controle. 

Atualmente, praticar métodos regulares de controle de infecções e cuidar do seu bem-estar geral (do cérebro ao corpo) são os melhores métodos naturais para aumentar a imunidade.


+ Saúde