Escolas Estaduais poderão estimular o voluntariado e a responsabilidade social

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  • Publicado em 8 de dezembro de 2019 às 11:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:07
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Apenas 4,4% da população brasileira com mais de 14 anos realizou algum tipo de trabalho voluntário

Deputada Leticia Aguiar entrega diploma de bombeiro mirim

Voluntariado
e Responsabilidade Social são conceitos importantes que precisam
ser desenvolvidos na sociedade.  Os resultados alcançados nas redes de
Ensino dos Estados Unidos, por exemplo, em que os estudantes norte-americanos
são incentivados de forma mais incisiva ao envolvimento nas
causas sociais, vemos que, 60% (sessenta por cento) da comunidade
estudantil estadunidense adere aos programas de voluntariado.

Pensando
nessa situação, a deputada
Leticia Aguiar
(PSL/SP) apresentou um projeto de lei que
institui, a política pública “Escola Cidadã”,
de Responsabilidade Social e Voluntariado no Estado de São
Paulo. PROJETO DE LEI Nº 851, DE 2019 já foi publicado no Diário Oficial e já
tem parecer favorável da Comissão de Justiça e redação da ALESP.

No
Brasil, apenas 10% (dez por cento) dos estudantes se envolve neste tipo de
ação, para a deputada Leticia Aguiar é muito importante envolver os jovens
desde a escola para que se tornem voluntários e busquem participar mais: “por
meio deste projeto de lei, pretendo que seja implementada uma política pública
de fomento junto aos nossos estudantes, devidamente matriculados na rede
estadual de Ensino” disse.

Pelo
projeto fica instituída na rede pública de ensino do Estado de São Paulo a
política pública de apoio e fomento ao voluntariado e às ações
de Responsabilidade Social.  O projeto consiste na realização de
ações que visem o engajamento dos estudantes paulistas em ações que contribuam
para diminuir a disparidade social e o engrandecimento dos laços de
cooperação na comunidade.

O
governo do Estado poderá instituir disciplina na grade curricular das escolas
públicas com o nome de Voluntariado e Responsabilidade Social, e
poderá firmar convênios e parcerias com entidades assistenciais e outros
integrantes da Sociedade Civil Organizada.

A
escola pode contribuir com a formação dos jovens
para Responsabilidade Social e o Voluntariado, desenvolvendo a consciência
crítica da realidade. A conscientização de que o interesse social é
mais importante que o individual, cria formas de despertar o jovem para
inclusão, desenvolvendo o interesse por atividades sociais. O
desnível social e o alarmante desinteresse dos jovens pelas
causas sociais, mais do que nunca, exigem a necessidade de formar cidadãos
mais conscientes.

Para
a parlamentar uma sociedade articulada, com cidadãos engajados, se mobiliza em
direção à solidariedade e a inclusão. “O jovem passará a entender que
a Responsabilidade Social deve se traduzir em crescimento.
Entender que pode e deve agir na sociedade, desenvolvendo o sentido de
cidadania em que todos têm direito, assim como deveres e igualdade de
oportunidades” declarou.

O
projeto pretende fomentar o espírito de solidariedade entre a comunidade
escolar da rede pública de Ensino Regular, uma vez que, esse tipo de
iniciativa, tem grande chance de construir um novo modelo de sociedade, focado
em fazer o bem aos nossos semelhantes, com responsabilidade em ajudar
aos que nos cercam, de forma coerente: “Chegou a hora de mudar. Precisamos
construir uma nova história. Essa mudança começa pela conscientização de
crianças e adolescentes”, finalizou Leticia. 


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