Escola SESI-Franca é campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de outubro de 2019 às 23:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do título, equipe Fran Robots garante vaga na Robocup 2020 que acontecerá na França

Equipe SESI Fran Robots comemora título de campeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 (Foto: Reprodução)

A equipe SESI Fran Robots da Escola SESI de Franca é a campeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 e garante vaga na Robocup 2020 que acontecerá na França!

​A equipe Fran Robots do Sesi Franca é formada pelos alunos Fernando Almeida da Silva Filho, Whilker Henrique dos Santos Silva, Gabriel Resende Spirlandelli e Caio Cubeiro Pereira, auxiliados pelos professores Adriano, Tarcilio e Florentino.

A etapa nacional aconteceu de 22 a 26 de outubro, em Rio Grande (RS).

A Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre desde 2007 e é o maior evento de robótica da América Latina, e prevê provas com conteúdo do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica, elaboradas por uma comissão de professores. Há também a modalidade prática, que exige cumprir um desafio. Os grupos de até quatro alunos devem considerar a simulação de um desastre natural e construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas (representadas por bolinhas) e resgatá-las. A cada ano a organização prepara novas pistas e trajetos.

Na edição de 2018, cuja final foi realizada em João Pessoa, mais de 4.300 equipes participaram da disputa prática, construindo robôs para cumprir o desafio do desastre natural simulado. Já a modalidade teórica contou com a participação de aproximadamente 145 mil alunos.


+ Tecnologia