Escola Municipal de Bebedouro passa a integrar a Rede Mundial da UNESCO

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de agosto de 2018 às 17:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Convite aconteceu pelo destaque dos projetos “Muros que Educam” e “Comunicação da EJA”

A EMEB Prof. Stélio Machado Loureiro, do município de Bebedouro, é a mais nova integrante do Programa de Escolas Associadas da UNESCO – PEA UNESCO – passando a utilizar o selo da instituição. A escola foi convidada a fazer parte do programa pelo destaque dos projetos “Muros que Educam” e “Comunicação da EJA”. A entrega ocorre em Salvador, no encontro nacional entre os dias 12 e 14 de setembro.

O projeto “Muros que Educam” consiste em desenhos de pontos turísticos nos muros da escola, contando um pouco da história do município. A “Comunicação da EJA” é um projeto voltado aos alunos da educação para adultos conhecendo a dinâmica de veículos de comunicação. 

“Temos 67 anos de funcionamento sendo 18 anos com o processo de municipalização. Quando uma escola de tradição da cidade é convidada pela coordenadora do PEA-UNESCO do país para divulgar e fazer parte dessa rede mundial é sinal de reconhecimento do trabalho feito pelos nossos professores, alunos e funcionários”, diz a vice-diretora Sônia Paro.

Para o diretor da EMEB Prof. Stélio Machado, Antônio Claudio Niero, a escola vem cumprindo seu papel de educação inclusiva, valorizando a diversidade, formando cidadãos críticos, desenvolvendo valores éticos necessários à formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

O perfil da unidade de ensino vai ao encontro com o verdadeiro sentido de ser associado da PEA-UNESCO, que tem como meta fundamental encorajar as escolas associadas a oferecer um tipo de educação de qualidade que promova inclusão e justiça social e eduque cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global. Essa educação de qualidade se baseia essencialmente nos quatro pilares de educação da UNESCO (Dellors, 1996): aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver juntos.


+ Cidades