Escola de Sargentos do Exército Brasileiro oferece 1.100 vagas de nível médio

Concurso ESA 2020 publica edital com 1.100 vagas para Sargentos. Inscrições começam no dia 19 de fevereiro.

Postado em: em Trabalho

​Saiu o edital do concurso ESA 2020. O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura divulgou o aguardado edital que traz as normas para realização da nova edição do concurso público para ingresso na Escola de Sargentos das Armas. 

São 1.100 vagas abertas no curso de formação de Sargentos, sendo 1.000 delas na área Geral - 900 para homens e 100 para mulheres, além de 45 vagas para área de Música e outras 55 vagas específicas na área da Saúde.

As inscrições começam no dia 19 de fevereiro e seguirão abertas até o dia 18 de março de 2020, pela internet, apenas no sítio da ESA - www.esa.eb.mil.br

Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 95,00.Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. 

Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salário dos militares. 

Veja o edital do concurso ESA 2020

São 1.100 vagas abertas 

As 1.000 vagas para o Curso de Formação na área geral são para especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, 

Material Bélico - Manutenção de Viatura Automóvel, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia e Aviação-Manutenção.

Ainda, há 45 vagas para alunos Músicos nos instrumentos de Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (11), Flauta em Dó/Flautim em Dó (2), Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (6), Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (4), 

Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) (7), Trompa em Fá (1), Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB (10) e Tuba em MIB/Tuba em SIB (2).

E, por último, 55 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Saúde no curso de Técnico em Enfermagem. Haverá também cota para candidatos negros. 

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído, possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade.

Para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos até o término do ano da matrícula (dezembro de 2021). 

Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino.



Artigos Relacionados