Ervas medicinais para emagrecimento: pesquisa aponta para a ineficácia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de março de 2020 às 00:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma revisão de artigos aponta que não há evidências para alegar que o chá verde ajuda a emagrecer

​Muito conhecidas por seus poderes terapêuticos, muitas ervas são recomendadas para consumo com distintas finalidades, que podem conferir desde o emagrecimento até a efeitos psicológicos, como o combate à ansiedade. 

Todavia, no âmbito da ciência, ainda há uma ampla discussão que questiona se o uso de ervas medicinais realmente funciona, especialmente quando falamos de perda de peso. 

Quem nunca ouviu dizer que chá verde, canela e outros ingredientes são termogênicos, ajudando corpo a queimar calorias? 

A fim de colocar um ponto final nessa questão, um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, conduziu a primeira revisão global, em 19 anos sobre ervas medicinais para emagrecer. 

Os resultados apontam que ainda não se pode ter conclusões para indicar o consumo destas para qualquer tipo de tratamento, seja em cápsulas de suplemento ou em chás. 

“O problema com os suplementos é que, diferente das drogas farmacêuticas, não são necessárias evidências clínicas antes de lançar os produtos ao público, tanto em mercados, quanto em farmácias”.

Quem afirma é Nick Fuller,  autor sênior do estudo, e membro do Centro Charles Perkins, no setor Colaboração para a Obesidade, Nutrição, Exercícios e Distúrbios Alimentares, da Universidade de Sidney.

A revisão foi baseada em pesquisas internacionais relacionadas ao assunto e a partir de 54 testes aleatórios, que comparavam o efeito das ervas medicinais com placebo, em relação à perda de peso em mais de 4 mil indivíduos. 

As conclusões foram publicadas no periódico Diabetes, Obesity & Metabolism. 

Além de não haver provas suficientes sobre o poder da medicina herbal, os pesquisadores afirmam que muitos estudos sobre o assunto seguiram métodos de pesquisa ruins.

Também reportaram que, embora alguns suplementos são propícios e seguros para o consumo a curto prazo, o baixo custo-benefício não proporciona o emagrecimento, trazendo resultados insignificantes. 

De fato, algumas ervas ainda podem ser salvas dessa conclusão, pois, em algumas das análises, a perda de peso a partir do consumo destas resultou em até 2,5 quilos a mais, quando comparadas ao placebo. 

Mas esse número ainda é considerado muito baixo para os cientistas, uma vez que pode depender de fatores como genética, adesão à e prática de exercícios.

Dentre os ingredientes dos suplementos mais estudados estão chá verde, garcinia cambogia, extratos de feijões brancos e de manga africana. 

Na Austrália, onde o estudo aconteceu, os autores apontam que apenas 20% dos produtos que entram no mercado passam por audições anualmente para conferir se, de fato, cumprem o que prometem. 

Suplementos no Brasil

Já por aqui, em 2018, a Anvisa criou novas regras para a comercialização destes itens, a fim de reduzir o “desnível de informações observado nesse mercado, especialmente na veiculação de alegações sem comprovação científica”.

Nestas novas regras, há indicações de listas positivas com nutrientes, substâncias bioativas ou enzimas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos. 

Também entraram para norma limites mínimos e máximos para as quantidades destes compostos e considerações sobre a alegação de benefícios.

Também foram adotados limites mínimos e máximos para as quantidades de nutrientes, substâncias bioativas e enzimas para diferentes grupos populacionais.

O objetivo é garantir que os suplementos forneçam quantidades significativas de constituintes sem oferecer risco à saúde dos consumidores.

“Os benefícios à saúde que podem ser veiculados na rotulagem desses produtos foram definidos em lista positiva, também sujeita à atualização periódica”.

Mesmo com essa regulamentação, é muito difícil ter certeza da eficácia destes suplementos, porque apesar de serem de qualidade, nem sempre os efeitos são significantes como o esperado.


+ Saúde