Entidades passam sufoco, mas escolas de samba já têm recursos para 2018

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 10:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito deve pagar impositivas de 2016 com atraso, mas antecipa programação do Carnaval

É difícil entender a lógica do governo Gilson de Souza (DEM). As entidades assistenciais de Franca foram preteridas – em grande parte – pela administração​, que não repassou recursos que seriam delas por direito, com das emendas impositivas de 2016, que deveriam ter sido pagas este ano, mas até agora não foram. 

Agora, o governo enviou projeto para a Câmara prevendo o pagamento, mas somente no ano que vem, com atraso, e ainda correndo o risco de incorrer em pedalada fiscal, já que não utilizou os recursos do orçamento atual para fazer os repasses, mesmo com dotação orçamentária. Se pagar com dinheiro do próximo orçamento, já terá pedalado e poderá responder por improbidade, assim como os vereadores que se alinharem ao prefeito.

Seguindo o raciocínio, não há dúvidas da importância cultural do Carnaval para os brasileiros. Além disso, tem o aspecto do lazer, tão importante para a população. Os desfiles de escolas de samba durante o Carnaval fazem parte disso, pois agradam a uma parcela da população. Para tanto conta com o repasse de recursos do poder público, anualmente.

O que não dá para aceitar é a inversão de valores praticadas por este governo, que não poderia ignorar uma outra imensa fatia da população que depende das instituições filantrópicas não somente para lazer, mas também para saúde, educação e assistência social.

Vejamos: em outubro, as entidades já estavam com “o chapéu na mão” em busca de recursos e não foram atendidas. No mesmo período, a Prefeitura lançou, com incrível antecedência para os padrões do atual governo, o Carnaval do ano que vem.

Agora, neste final de ano, a situação se repete,com contornos ainda mais dramáticos. O governo tenta aprovar, com prazo agonizante, projeto de lei para pagar as impositivas deste ano, nos moldes acima descritos.

Paralelamente, o prefeito apresentou na Câmara, nesta sexta-feira, para ser aprovado em sessão extraordinária, também com uma antecipação atípica, de quase 90 dias, um projeto de lei pedindo autorização aos vereadores para fazer os repasses para as escolas de samba que desfilarão no Carvanal do próximo ano. 

E são valores relevantes, num total de R$ 275,3 mil, sendo R$ 45,8 mil para cada uma das seis agremiações que deverão participar do evento. 

Cada um tem suas razões e motivos que o leva a elencar prioridades em sua vida. Daí, fica a pergunta no ar: o que têm de tão especial as escolas de samba, que merecem mais atenção e dedicação do governo que as entidades assistenciais?


+ Política