Entenda por que a pele oleosa também precisa ser hidratada da forma correta

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 19:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A oleosidade excessiva não descarta nem substitui a hidratação, que deve ser feita regularmente

A pele oleosa é o resultado da produção excessiva de sebo, pelas glândulas sebáceas, e não deve ser confundida com hidratação. 

Cada tipo de pele precisa de hidratação específica, e engana-se quem pensa que a pele oleosa será prejudicada, que não combina ou que pode abrir mão de um hidratante. Tudo é questão de equilíbrio, análise e produto correto.

O óleo produzido pelas glândulas sebáceas em excesso pode entupir os poros e dar origem a outros problemas, como os cravos e espinhas. 

“Hidratar tem a ver com água, e não com oleosidade, significa dar água para que as células funcionem bem e se mantenham nutridas”, esclarece Marcele Trindade, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). 

Uma das formas de tratar a pele oleosa é justamente a hidratação que, além de reduzir a produção do óleo, ajuda a uniformizar a pele do rosto, muitas vezes marcada pelas cicatrizes de acnes e poros dilatados.

Um erro comum de quem tem a pele oleosa é lavar o rosto várias vezes por dia na tentativa de eliminar o excesso de sebo. 

Por mais assertiva que pareça, a ação aumenta a oleosidade quando não é seguida da hidratação. É o chamado efeito rebote, uma reação do organismo ao “perceber” que o óleo produzido para proteção cutânea foi removido. 

“Quando a pele fica ressecada, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzirem secreção sebácea, aumentando a oleosidade da pele”, explica a dermatologista.

No entanto, quando a hidratação é feita, o corpo entende que a pele já está protegida e não precisa repor, diminuindo a oleosidade. 

Marcele explica que, após as lavagens, a pele do rosto deve ser hidratada cerca de duas vezes ao dia com hidratantes na textura de gel, sérum ou com efeito matte para conter a oleosidade. 

Outro benefício da hidratação regular é que a pele se torna menos vulnerável aos fatores externos, como poluição e raios solares, responsáveis por acelerar o envelhecimento. 

Além disso, a textura da cútis muda, deixando a maquiagem mais bonita e duradoura.

Bom para a pele​


A oleosidade está relacionada a vários fatores, como estresse, genética, clima e alimentação. 

“O consumo de alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, mamão e vegetais verdes, ajuda a reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e rejuvenesce a epiderme”, indica dra. Marcele. 

A boa alimentação ainda pode prevenir manchas e contribuir para a produção de colágeno. 

“Alimentos que contém vitamina C, como laranja, morango, acerola, limão e brócolis, possuem efeito antioxidante e promovem um aspecto iluminado na pele”, completa a médica, que ainda inclui peixes como atum, salmão e sardinha nas recomendações. 

Alguns vegetais verdes e até mesmo óleo de canola e azeite de oliva estão na lista dos bons aliados para evitar as acnes, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, assim como as castanhas e sementes, que melhoram a elasticidade da pele, atuando no antienvelhecimento.

Cuidados específicos​

Alguns erros na rotina de cuidados podem intensificar a oleosidade. Um deles é não ter uma rotina, pois a pele oleosa também precisa de cuidados diários, e a ordem de aplicação dos produtos é importante. 

“O primeiro passo é utilizar sabonetes próprios para a pele oleosa. Depois, solução micelar ou loções tônicas adstringentes irão limpar bem a pele para receber o hidratante. Para finalizar, durante o dia é necessário protetor solar, e à noite creme anti-idade”, explica a dermatologista.

De acordo com Marcele, deve-se evitar produtos à base de óleos vegetais pesados e petrolatos (derivados do petróleo), além de soluções alcoólicas, que agridem e ressecam a pele, causando aumento da oleosidade pelo efeito rebote. 

Tão importante quanto hidratar a pele oleosa é escolher os componentes e as texturas dos produtos. Ter fator de proteção solar (FPS), fórmulas livres de óleo e efeito matificante são características que devem ser consideradas. 

A médica recomenda a busca por hidratantes com alguns ativos específicos como:

Ácido salicílico: com ação queratolítica (quebra a camada córnea da pele), promove uma esfoliação suave e reduz a oleosidade, os poros abertos, além de prevenir a acne;

Vitamina C: atua como hidratante, clareador de manchas e antioxidante;

Ácido hialurônico:​ também contribui para a hidratação e viço da pele;

Niacinamida ou vitamina B3:​ melhora a aparência dos poros, reduz marcas e regula a secreção sebácea;

Ácido glicólico: estimula a renovação celular, reduzindo rugas e manchas;

Vitamina E: possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e rejuvenescedoras.

.