Enem: sai resultado da enquete e nova data ainda vai dar muita discussão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de julho de 2020 às 17:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Maio de 2021 foi o período escolhido pela maioria dos estudantes que votaram para escolher data do ENEM

​Durante coletiva de imprensa, em Brasília, o MEC e o Inep anunciaram nesta quarta-feira (1°) o resultado da enquete sobre as datas do Enem 2020. 

Maio de 2021 foi o período escolhido pela maioria dos estudantes. Mas nada está definido: a realização da prova ainda vai ser debatida entre autoridades e instituições de ensino e deve ser divulgada em até três semanas pelo governo.

Em pouco tempo, o anúncio já começou a gerar discussão nas redes sociais. Jovens apontam descontentamentos, incoerências e dúvidas em relação ao resultado da enquete e ao posicionamento dos órgãos diante da escolha dos estudantes. 

O resultado vai valer?

Apesar de a maioria ter votado pela prova em maio, o MEC diz que a data atrasaria o cronograma de faculdades, o que pode ser um grande impasse para o resultado da enquete ser aderido. 

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a aplicação em maio dificulta a entrada no ensino superior no primeiro semestre do ano que vem.

“Com base na sinalização que eles querem fazer a prova em 2021, vamos conversar com representantes do ensino médio e ensino superior para ver quando será”, afirmou Lopes.

Diante das críticas, o Inep afirmou que o objetivo da enquete era discutir o cenário atual e não definir a data.


+ Educação