ENEM CHEGANDO. O QUE EU FAÇO?

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 1 de novembro de 2019 às 19:13
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tenho algumas teorias:

1. A TERAPIA DO URSINHO: Compre um ursinho de pelúcia. No auge do estresse, bata nele até cansar. Viu? Descarregou o estresse. E não cometeu nenhum crime contra a fauna. Travesseiro também serve, desde que bem fofinho.
2. A TERAPIA DO GRITO: Vá para algum lugar onde não apareça ninguém que ache que você que é doido(a). Grite, grite, grite até desestressar. John Lennon sabia das coisas.
3. TERAPIA DO SHOPPING – Existe algum lugar melhor do que um shopping para não fazer nada ou fazer o que gosta (compras). Além disso, há até cinema? Qualquer filme serve: uns desetressam por causa do medo; outros, por causa da emoção; outros porque querem matar o vilão; outros engraçados em que você não achará graça nenhuma.
4. TERAPIA DO BEIJO: Quem pode, pode. Beije até querer mais. E mais. E mais. Destressam que é uma beleza.
5. TERAPIA DO ABRAÇO: Abrace as pessoas que ama ou gosta ou tem afinidade ou até estranhos dispostos a um momento de bondade. Mami, Papi e namorado(a) são imbatíveis nessa questão. Irmão “mala” não. Você é capaz de, ao invés de abraçar, enforcar.
6. TERAPIA DO CHORO: Junte a galera em casa, ofereça água e suco (suco de cevada, jamais) e reclame, fale mal de todo mundo, espere até alguém dizer que não vai passar e chore ate desestressar. Diga que também não vai. Chore mais um pouco. No outro dia,” detone” na prova e “está” tudo certo.
7. TERAPIA DA AGULHA: acupuntura dá um medo danado, mas faz um bem danado. A delícia da agulhada vem depois, junto com a endorfina que ela libera. A gente perde até o rumo de casa.
8. TERAPIA DO VAMOS VER NO QUE DÁ: encontre com pessoas com alto astral. Se você acha que ir a uma igreja ou a um centro religioso ou à missa da bênção da caneta ou a um psicólogo ou a um pesca e pague, vá. “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.
9. TERAPIA DA MADRUGADA: A pior coisa do mundo é deitar e ficar olhando para o teto pensando que não vai passar. Se não dormir, não vai mesmo. Dormir ensina. O que você faz,então? Faça alongamento, alongamento, alongamento. Você faz deitado(a) na cama mesmo. Os japoneses dizem que alongamento é vida. Será que é por causa disso que vivem 100 anos ou passam nos vestibulares?
10. TERAPIA DO OMBRO: as pessoas com maior experiência em vestibular são os seus professores. Em algum momento, converse com o que tem maior afinidade. Se sentir que ele está mais estressado do que você, console-o. Você vai se sentir muito importante e isso é muito bom.
11. TERAPIA DO RISO: Rir de si mesmo(a) é a melhor coisa que existe. Não se levar a sério é melhor ainda. Junte-se com quem tem afinidade com você para lembrar os “micos” (que você pagou, que seus amigos pagaram ou que o professor pagou) durante o ano faz um bem danado. Tira a seriedade da escola e do vestibular.
12: TERAPIA DA GALINHA: Correr atrás de galinha dá um cansaço danado, mas uma satisfação imensa, quando se pega uma, tão intensa quanto acabar de fazer uma prova de ENEM. Um alívio.


+ Educação