Enade 2018 tem 84% de comparecimento e uma aplicação tranquila no país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2018 às 18:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

o último domingo (25), estudantes de 27 áreas do conhecimento realizaram o exame

​O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 teve taxa de presença superior ao Exame de 2015, quando a prova também foi aplicada para o Ano III do Ciclo Avaliativo Trienal. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) dos 550.842 estudantes inscritos em todo o país, cerca de 460 mil participaram das provas aplicadas nesse domingo (25).

O Enade 2018 teve quatro horas de duração e os estudantes de 27 áreas do conhecimento a 40 questões. O Exame é comporto por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico. Atualmente, o Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior brasileiras. 

Cursos avaliados no Enade 2018

Na edição 2018 do Enade, foram avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. 

Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Resultado Enade 2018

O gabarito preliminar e os critérios de correção das questões discursivas serão publicados no Portal do Inep a partir de quarta-feira, 28 de novembro. Já os resultados de desempenho serão disponibilizados exclusivamente para cada participante, no Sistema Enade, através do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019.


+ Educação