Empresas de tecnologia criam plataforma para ajudar pequenos negócios

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de junho de 2020 às 08:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do acesso ao capital, ação Estímulo 2020 oferece cursos, palestras e atividades de mentoria

Fornecer auxílio financeiro e capacitação profissional para pequenos negócios que enfrentam dificuldades causadas pelo COVID-19 é o principal objetivo da plataforma Estímulo 2020, iniciativa formada por empresários, executivos e organizações do 3º setor. 

A ação visa ainda oferecer gratuitamente conteúdos de capacitação com temas como Educação Financeira, Gestão e Empreendedorismo.

Dentre as empresas apoiadoras do projeto, está a iugu, startup de meios de pagamento. 

A plataforma foi responsável pela infraestrutura técnica do site, além da criação do suporte financeiro de recebimento de doações e solicitações de empréstimos.

De acordo com Patrick Negri, fundador da startup, a Estímulo 2020 quer ajudar a resolver o problema financeiro que as pequenas empresas estão enfrentando agora. 

“Com base nesse objetivo, dedicamos uma parte da nossa equipe de desenvolvimento para a criação do site e o aplicativo, mesmo não criando esses tipos de produtos para terceiros”, declarou.

Outras três empresas do setor de tecnologia também foram essenciais para desenvolver a plataforma, são elas: BizCapital, fintech que faz análise de qualificação dos candidatos aos empréstimos; Grafeno, fintech que faz a gestão das cédulas de créditos bancários (CCBs) e a Neoway, uma das líderes nacionais em soluções de big data analytics e inteligência artificial.

No ar desde o ínicio de maio, a plataforma conseguiu aprovar projetos no total de R﹩ 500 mil já no primeiro dia de operação.

Os recursos deverão favorecer de 400 a 500 pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, um dos mais afetados pela crise.

“Por meio da tecnologia desenvolvida pela iugu é possível realizar as doações e solicitações de crédito. As doações recebidas chegam mais rápido a quem precisa. Já em relação a solicitação de crédito, pelo site, o interessado consegue fazer todo o passo a passo inicial para, em seguida, as informações serem direcionadas para o parceiro de análise de crédito”, ressaltou Patrick.

Para ter acesso ao auxílio financeiro, os interessados devem se cadastrar no site e completar um curso online de educação financeira. 

Além do acesso ao capital, todos poderão participar de palestras e atividades de mentoria para os negócios, disponibilizados gratuitamente.

“Nós, empreendedores e gestores, possuímos um dever social perante a sociedade. Nada é mais eficaz do que oferecer meios para os negócios que estão passando por dificuldades financeiras consigam se recuperar e voltem a agregar valor no ecossistema. Me sinto honrado por poder fazer parte de um projeto como este”, afirma Tallis Gomes, CEO e Fundador da Singu, marketplace de beleza e bem-estar.

O Estímulo 2020 foi desenvolvido dentro da GK Ventures, de Eduardo Mufarej, e conta com a participação de diversos executivos como: Abilio Diniz, André Street, Andre Szajman, Armínio Fraga, Azor Barros, Carlos Fonseca, Claudio Szajman, Daniel Castanho, Daniel Goldberg, Igor Senra, Jean-Marc Etlin, Luciano Huck, Marina Feffer, Pedro Faria, Renata Goldfarb, Ricardo Amorim, Roberto Lombardi, Sergio Gordilho, Tallis Gomes, Thomaz Pacheco, Vasco Oliveira e Zeca Magalhães, entre outros.

Além disso, recebe o apoio da Africa, Bizcapital, BMP Money Plus, BTG Pactual, Capitalismo Consciente, Cora, Designeria, Efforts, Fundação Arymax, Galápagos, Grafeno Digital, Ibmec, iugu, Localiza, Neoway, Omie, Península Participações, Pib Club, Pílula Filmes, Pinheiro Neto Advogados, Rede Mulher Empreendedora, Tarpon, VR Benefícios e VTEX.


+ Tecnologia