Em gramado encharcado, Palmeiras empata em 0 a 0 com a Ponte Preta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 05:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe alviverde continua invicta após oito jogos pelo Paulistão e lidera classificação geral

No estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, o Palmeiras empatou em 0 a 0 com a Ponte Preta, na noite deste domingo (18), em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Paulista. 

Com o gramado prejudicado pela chuva que caiu na cidade do interior paulista antes do jogo, as equipes tiveram dificuldades para trocar passes e criar oportunidades de gol. O Verdão teve mais posse de bola e finalizou mais do que o adversário. Isso, porém, não foi o suficiente para abrir o placar.

Com o empate, o time de Roger Machado chegou a 20 pontos conquistados no Paulistão e segue liderando tanto o grupo C quanto a classificação geral da competição com folga.

Única equipe invicta, o Verdão também possui o melhor ataque de forma isolada, com 14 gols, a melhor defesa (junto com São Paulo e São Bento) e o artilheiro do campeonato, o atacante Borja, que divide o posto com Bruno Moraes, do Botafogo-SP.

No próxima rodada do torneio estadual, o Palmeiras tem pela frente um clássico, contra o Corinthians, na Arena do rival. O Derby será disputado no domingo (24), às 17h, após uma semana inteira para treinar.

O jogo

Contra a equipe de Campinas, o técnico Roger Machado realizou algumas mudanças na escalação inicial de sua equipe. O atacante Borja, com dores no joelho direito, ficou em São Paulo fazendo tratamento, e o meio-campista Felipe Melo, ainda não recuperado fisicamente da partida de quinta-feira (15), contra o Linense, começou no banco de reservas. Willian e Thiago Santos substituíram os dois jogadores poupados.

A forte chuva que caiu na cidade do interior paulista antes da partida deixou o gramado do Moisés Lucarelli bastante pesado. As poças d’água que prejudicavam o toque de bola, obrigando as duas equipes a buscar os lançamentos longos da defesa para o ataque. A Ponte Preta criou boas chances pela esquerda, com um chute de fora da área de Orinho e um cruzamento perigoso que terminou em cabeçada de Jeferson, mas as duas finalizações pararam nas mãos do goleiro Jailson, sempre atento.

Com mais posse de bola, o Verdão tentava encerrar suas jogadas de ataque com poucos passes. O gramado, porém, impedia que estes toques fossem precisos. Mesmo com estas dificuldades, a equipe alviverde teve as duas melhores chances de abrir o placar no primeiro tempo.

Na primeira, aos 16 minutos, Lucas Lima lançou para Dudu e, após trombada entre o lateral Emerson e goleiro Ivan, a bola quase sobrou limpa para o capitão palmeirense empurrar para o gol. A segunda foi um belo chute de fora da área de Tchê Tchê, aos 28, que passou muito perto da trave direita da Ponte.

A etapa inicial terminou sem outros grandes acontecimentos e, no segundo tempo, o Palmeiras veio com Victor Luis na vaga do amarelado Michel Bastos. A situação no outro lado do gramado, entretanto, não era melhor para o Verdão e a partida continuava trucada.

Aos 14, Alejandro Guerra criou as duas melhores oportunidades de gol do jogo. Após roubar a bola no campo de ataque, o meio-campista invadiu a área e chutou de pé direito. Ivan espalmou e, no rebote, Willian ajeitou de cabeça para o próprio Guerra, que desta vez chutou para fora. Pouco tempo depois, o meia venezuelano foi substituído por Keno.

A resposta alvinegra veio aos 22, com um bonito chute de longe de Orinho. O lateral-esquerdo acertou a trave direita de Jailson, assustando o arqueiro alviverde. Apesar da tentativa adversária, o Verdão era superior na partida. Apenas dois minutos depois, Dudu dominou a bola com categoria pela esquerda e acertou o lado de fora da rede.

Roger Machado fez sua última alteração aos 40: Lucas Lima saiu para a entrada de Bruno Henrique. O Palmeiras ainda insistiu, aumentou o volume de jogo e partiu para a pressão. O capitão alviverde foi o principal jogador destes últimos minutos, criando mais algumas boas chances de furar o bloqueio da Ponte Preta. A partida, no entanto, terminou com um empate sem gols.


+ Futebol