Em fase de otimismo, a Francana completa 106 anos de sua fundação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de outubro de 2018 às 09:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe já viveu momentos de glória, mas nos últimos anos luta para sair da Segunda Divisão

Nesta sexta feira, a Associação Atlética Francana completou 106 anos de fundação. Equipe já viveu momentos de glória, mas nos últimos anos luta para sair da Segunda Divisão

Mas são muitos os momentos de glória. Quem vivenciou, conta que no dia 5 de dezembro de 1977, o então prefeito Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal graças à Veterana.

Na ocasição, a Francana havia conquistado o título da Segunda Divisão e o acesso à elite do futebol de São Paulo depois de quase 30 anos na espera. A vaga veio com uma vitória diante do Araçatuba por 2 a 0.

Craques em campo representavam a Veterana. No gol, Geninho, que mais tarde se tornou técnico de sucesso; o atacante Assis, que sagrou-se ídolo do Fluminense. A vitória foi presenciada por um público fantástico de 22 mil torcedores no Lanchão. O time titular era Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém.

A Associação Atlética Francana permaneceu na divisão principal do estado até 1982, quando foi rebaixada, mas o resultados ficaram, como a vitória sobre o São Paulo, por 2 a 0, no Pacaembu, em 1978; sobre o Corinthians, por 1 a 0, em 1979, com 40 mil torcedores no Pacaembu; sobre o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 1, em 1982.

Neste período, em 1979, a Francana disputou a elite do Campeonato Brasileiro da Série A. Num passado mais recente, em 1986, chegou às semifinais do Brasileirõ da Série C, sendo eliminada pelo Sampaio Corrêa, que, mais tarde, sagrou-se campeão.

Depois, glória mesmo somente na final, em 2002, da Série A2 com o Marília, quando venceu em casa por 2 a 0, mas perdeu fora por 3 a 0 e ficou a ver navios. Em 2005, a Veterana mais uma vez decepcionou e caiu para o Paulista A3, onde permaneceu até a temporada 2015.

Em 2016, sequer disputou a Segundona, retornando ao futebol profissional em 2017. Este ano, fez sua melhora campanha e quase chegou às semifinais da Segundona, porém, mesmo sem a classificação, levou grandes públicos ao Lanchão e demonstrou que a Veterana, com um bom time, ainda pode dar muitas alegrias à cidade.


+ Futebol