Em fase de garçom, Léo Meindl quebra recorde pessoal de assistências

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 08:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de pontuar bem nas partidas do Sesi Franca Basquete, Léo tem servido jogadas para os companheiros

Um dos principais reforços do Sesi Franca Basquete para a atual temporada, Léo Meindl tem como maior característica a alta capacidade de pontuar, com diversos recursos no jogo interno e externo. No entanto, os últimos três jogos da equipe francana mostraram que o ala da Seleção Brasileira agregou uma nova arma ao seu jogo: o passe, o que tornou seu papel em quadra ainda mais efetivo.

Nas vitórias sobre Minas e Flamengo, ambas no Pedrocão, Léo deu oito assistências em cada, o que já havia representado sua maior na história do NBB CAIXA. Já no triunfo desta sexta-feira sobre o vice-líder EC Pinheiros, por 90 a 77, o jogador deixou a quadra 12 servidas e, cravou, além do recorde pessoal no fundamento, seu primeiro duplo-duplo na temporada ao fazer mais 10 pontos.

“Primeiro que assistência você não dá sozinho, precisa da cesta do companheiro, e nosso time vem fazendo isso bem, o aproveitamento está muito bom. Estou desenvolvendo cada vez mais esse lado. Os adversários sempre fecham minhas infiltrações e com isso acaba sobrando espaço para os meus companheiros, estou servindo quem está livre. O trabalho em equipe está sendo muito bem feito, todos os jogos muito consistentes. Esperamos seguir nesse bom ritmo em 2018”, disse Léo.

Diante do Pinheiros, um fator que contribuiu diretamente para o alto número de assistências do Franca e de Léo Meindl foi o incrível aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Ao todo, foram 15 acertos em 28 tentativas (53,6% de aproveitamento). Isso gerou um total de 24 servidas para o clube da Capital do Basquete, metade delas vindas das mãos de seu camisa 23, que viveu uma noite de garçom.

Com 28 servidas nos três últimos compromissos, Léo se consolidou como líder em assistências do Franca na atual temporada do NBB CAIXA, com média de 5,3 por partida – a quinta maior do campeonato. O número é o maior que ele já teve em toda sua trajetória na competição, tanto que sua média na carreira é de 2,1. Além disso, o ala de 24 anos é o segundo cestinha do time, com 13,7 pontos por jogo, o que comprova o tamanho de seu impacto ofensivo para a equipe.

“Ele (Léo) é um jogador muito visado, tem um potencial ofensivo incrível, então naturalmente as defesas fecham e ajudam mais nele. Ele agora está descobrindo que tem esse repertório, e quando um jogador aumenta seu repertório ele aumenta o nível técnico, aumenta a confiança. Fico feliz que ele esteja, além de pontuando, sendo um dos líderes em assistências da equipe. Quando encontramos jogadores em boa posição, o percentual aumenta. Nosso foco é ganhar essa maturidade e passar isso para equipe como um todo”, disse o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Vindo de quatro vitórias seguidas, o Franca Basquete encerrou sua trajetória em 2017 dentro do G-4, com sete triunfos em dez oportunidades (70% de aproveitamento), campanha idêntica a do Paulistano, que foi ultrapassado pelos francanos pelo desempate por confronto direto. O próximo compromisso da equipe será no dia 06 de janeiro (sábado), no Ginásio Pedrocão, diante do Vitória, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, em partida que marcará a estreia de Leandrinho Barbosa pelo clube da Capital do Basquete.

“Foi importante demais terminar o ano dentro do G-4 e isso nos dá ainda mais confiança para 2018. Tivemos alguns tropeços durante o campeonato, perdemos jogos que não poderíamos perder, mas faz parte. Essas vitórias estão sendo muito importantes. O elenco do Franca foi montado para chegar longe e esse final de ano mostrou que estamos no caminho certo”, finalizou Léo Meindl.


+ Basquete