Educadores de Franca farão parte de Programa de Sustentabilidade Autovias

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de maio de 2019 às 18:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reunião acontece nesta terça, 07, e reunirá professores de 19 cidades para apresentar materiais pedagógicos

Autovias e ViaPaulista, empresas controladas pela Arteris e integrantes do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, promoverão, nesta terça-feira (07/05), a 1ª reunião pedagógica de 2019 de seus programas de Sustentabilidade: Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente. O objetivo do encontro, que levará ao Haras Manoel Leão 55 educadores de 19 cidades das macrorregiões de Ribeirão Preto, Franca e Jaú, será integrar os representantes das unidades de ensino público e apresentar os diversos materiais pedagógicos que poderão ser utilizados em sala de aula para tratar de trânsito e meio ambiente.

A coordenadora de Sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi, recepcionará os representantes das escolas, Diretorias de Ensino e secretarias de Educação com um café da manhã especial. Em seguida ela conduzirá uma dinâmica para promover trocas de experiências. “As cidades dos trechos administrados têm realidades diferentes, com peculiaridades que podem ser compartilhadas e aproveitadas por todos durante o desenvolvimento dos programas. É fundamental permitir esse compartilhamento de conhecimentos”, explica.

Os educadores serão apresentados, em seguida, aos blocos de atividades do Projeto Escola e do Viva Meio Ambiente. Tratam-se de exercícios diversos que podem ser aplicados em sala de aula junto a estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. “Os recursos pedagógicos são importantes aliados para que os educadores consigam atuar transversalmente, em paralelo ao conteúdo programático do Ministério da Educação”, afirma Maria José.

Novas cidades, novas oportunidades

            A Arteris passou a administrar, em novembro de 2017, por meio da ViaPaulista, o trecho denominado Rodovias dos Calçados – importante ligação logística da região central de São Paulo com o Paraná. Esta será a primeira vez que as cidades de Coronel Macedo de Taquarituba terão representantes nos programas de Sustentabilidade da companhia.

            Desde o ano passado, escolas públicas dos municípios de Boa Esperança do Sul, Bocaina, Barra Bonita e São Manuel já participam das atividades. “Será uma experiência enriquecedora poder incluir mais instituições a esse trabalho e permitir que a humanização do trânsito, a transmissão de valores e o respeito aos recursos naturais possam ser difundidos às regiões central e sudoeste do Estado”, conclui Maria José Finardi.

Sobre o Projeto Escola Arteris

Há 18 anos, 315.395 alunos e 18.231 professores de 664 escolas da rede pública de ensino são beneficiados pelo Projeto Escola Arteris, iniciativa que parte da premissa de que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas estradas e cidades. O programa envolve alunos da educação infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e APAEs de 156 municípios vizinhos às estradas administradas pela Arteris nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

Serviço

1ª reunião pedagógica dos programas de Sustentabilidade da Arteris

Quando: 07/05 (terça-feira), às 8h

Onde: Haras Manoel Leão (Rodovia Cândido Portinari – SP-334, km 327 – Brodowski)


+ Educação