Educação de Franca investe em alternativas para manter ensino durante a pandemia

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de maio de 2020 às 21:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com escolas e creches fechadas pelo distanciamento social, equipes elaboraram materiais educativos

A Secretaria Municipal da Educação de Franca, através de suas equipes técnicas, continua buscando alternativas para manter os estudantes da rede municipal de ensino da cidade, em contato com o aprendizado diário, durante esse período que requer o distanciamento social em razão da Covid-19.

Nesse sentido, os educadores trabalham para atender toda a comunidade escolar, envolvendo pais, tios, avós e os estudantes, em todas as suas multiplicidades, administrativas, pedagógicas e sócio emocionais.

Segundo a Secretaria da Educação, desde a suspensão presencial das atividades escolares, foi preparado material pedagógico  em tempo recorde para cada ano escolar. 

O diálogo foi um dos fatores marcantes, onde  cada escola com sua equipe se empenhou para imprimir o material, comunicar aos pais com as mais diversas estratégias, carro de som, telefonemas, grupos de Facebook e WhatsApp, garantindo que todos os alunos recebessem a apostila de atividades para o mês de abril.

Direitos de aprendizagem

O objetivo maior sempre foi e continua sendo, de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos. 

Nesse período também foram entregues mais de 8 mil kits alimentares com as mesmas estratégias de logística e cuidados com a segurança e medidas de proteção de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ainda no mês passado, a Secretaria da Educação elaborou uma normativa/documento de acompanho pedagógico, afim de identificar todos os alunos que buscaram o material, bem como, uma estratégia de rotina pedagógica entre a escola e o aluno.

Nele foram identificadas a quantidade de apostilas entregues, a porcentagem de alunos com acesso as ferramentas digitais e foi possível observar que o bom e velho papel é o instrumento mais democrático.

E durante este mês,  a equipe da Secretaria da Educação antecipou a avaliação, dentro de um calendário prático e funcional. 

Primeiro elaborando a avaliação de acordo com a apostila 01 para todos os alunos de todos os seguimentos, com a estruturação de um cronograma de ações da seguinte forma:

– Semana de 04 de maio- férias para os profissionais das escolas.

– Estruturação administrativa com a elaboração e publicação de resoluções no  D.O

– Semana de 11 de maio- encaminhamento da apostila 02 para impressão.

– Reunião de alinhamento para as orientações pedagógicas e administrativas de retorno das férias

– Publicação de resoluções; entrega de kits alimentares nas escolas; encaminhamento das avaliações dos alunos para revisão dos diretores; reunião de acolhimento e orientações pedagógicas com gestores escolares  e a impressão das avaliações dos alunos nas escolas após a revisão da equipe escolar e técnicos das SME.

Por fim, ocorreu a reunião  das equipes escolares para apresentação do cronograma de atividades, considerando o cenário atual da educação com atendimento remoto, tudo levando em consideração os direitos de aprendizagem e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).


+ Educação