Dupla verificação pode dificultar golpe do Whatsapp: veja como fazer

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de janeiro de 2020 às 13:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Verificação em duas etapas já funciona em uma série de serviços conectados para dificultar acessos indevidos

Você está ali, nos seus afazeres diários. De repente, o celular toca. Do outro lado da linha uma proposta que pode variar: um bingo, uma festa, um sorteio. Mas é sempre alguém oferecendo alguma vantagem, algum prêmio.

E aí, depois que a pessoa fornece o código numérico que chegou por SMS, tem o whatsapp clonado. Não consegue mais acessar. Claro, porque os contatos e conversas passaram para o celular do criminoso.

Foi o que aconteceu com a consultora Elisa Tawil. Ela estava distraída, na hora do almoço. E percebeu o golpe tarde demais.

Já o golpista, de posse dos contatos da vítima, começa o trabalho: pede dinheiro para os amigos e principais contatos. Diz que é o próprio dono da conta, que está passando por dificuldades financeiras e que vai pagar o empréstimo depois. 

Os amigos, desavisados, muitas vezes, acreditam, e acabam dando o dinheiro.

Mas como é que a gente se previne disso?

O especialista em proteção de dados e direito digital, Felipe Palhares, explica que instalar autenticação em duas etapas, é importante.

Quem cai no golpe e não tem essa dupla verificação, enfrenta uma dificuldade maior: é que o criminoso pode, ele mesmo, instalar o sistema. E aí, o dono da conta terá mais trabalho para retomar os contatos. 

Elisa, também passou por isso:  ela demorou sete dias para ter o whastapp de volta.

Ao cair no golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência, para que seus contatos saibam que não era você que estava pedindo dinheiro. E avisar, claro, a todo mundo. Foi o que Elisa fez.

A dupla verificação fica lá em cima, nas três bolinhas que ficam à direita na tela do whastapp. É só clicar  e ir para configurações e conta.

Uma vez que o recurso for ativado, todas as vezes em que o número de telefone associado ao WhatsApp tiver de ser verificado, o usuário terá de inserir um código de seis dígitos criado por ele.

Quando tem de verificar um número, o WhatsApp exige que o usuário insira um número de celular para o qual um código é enviado. Além da sequência de números recebida por SMS, o usuário terá de criar uma senha.

A verificação em duas etapas já funciona em uma série de serviços conectados para dificultar acessos indevidos e, assim, ampliar a segurança a programas e aparelhos.

O usuário poderá ainda incluir um endereço de e-mail ao seu perfil no WhatsApp. Caso esqueça sua senha, poderá solicitar o envio de um link para desativar a verificação em duas etapas. “Assim você não corre o risco de ficar sem acesso a sua conta caso se esqueça de seu código de acesso”, explica o WhatsApp.

Passo-a-passo para ativar a verificação em duas etapas

  1. Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
  2. Escolha o item “Conta”;
  3. Selecione “Verificação em duas etapas”;
  4. Clique em “Ativar”.

Segurança

Antes mesmo de liberar o recurso de segurança, o serviço de mensagens instantâneas já prevê que golpes possam ser aplicados. 

Por isso, informa que usuários que recebam e-mails para desativar a verificação em duas etapas, mas não se lembrem de terem solicitado esses envios, devem ignorar a mensagem e não clicar no link. “Alguém pode estar tentando registrar o seu número no WhatsApp”, explica a empresa.

Para aqueles que optarem pelo recurso de segurança, o WhatsApp pedirá de tempos em tempos que insiram o código – isso só deixa de ocorrer se toda a verificação for desativada.

Restrições podem apagar conta

Quem ativar a verificação em duas etapas melhora a segurança do acesso à conta do WhatsApp, mas terá de ficar atento às regras da nova ferramenta. 

A desativação do recurso ou a não inserção da senha pode fazer com que as mensagens sejam apagadas e até levar à desativação da conta.

  1. Reverificação: uma vez que a verificação em duas etapas seja ativada, não é possível reverificar o número de telefone com o WhatsApp em até sete dias após usar o WhatsApp sem código de acesso.
  2. Sem senha, sem e-mail: aqueles que esquecerem a senha de acesso mas não tiverem adicionado um endereço de e-mail para desativar a verificação não conseguirão reverificar o número de celular com o WhatsApp dentro de sete dias a partir do último dia em que o WhatsApp foi usado pela última vez.
  3. Mensagens apagadas: Após o período de sete dias, os usuários que tiverem esquecido a senha e não tiverem cadastrado um endereço de e-mail poderão voltar a fazer a verificar no WhatsApp com número de celular e sem o código de acesso. Só que as mensagens pendentes (aquelas que não haviam sido enviadas ou haviam chegado) serão apagadas.
  4. Conta apagada: Se o usuário fizer a reverificação do número de celular no WhatsApp após 30 dias da última vez o usou o app sem o código de acesso, a conta será apagada. Uma nova será criada após a reverificação. O WhatsApp não informa se a nova conta terá os dados da antiga, como grupos, contatos e conteúdos compartilhados.

O e-mail de suporte do aplicativo é o [email protected]. Mas sempre fica o alerta:  nunca clicar em links ou sites desconhecidos e jamais compartilhar senhas.

*Rádioagência Nacional


+ Tecnologia